Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Castro Daire, Oliveira de Frades, Viseu e Vouzela recebem de 5 a 7 de setembro a 12.ª edição do Rallye Constálica. Este ano, a prova – que passa a chamar-se Rallye Constálica Viseu Dão Lafões – apresenta um novo formato e estende-se a mais dois concelhos da região depois de várias edições com passagens por Viseu e Vouzela.
A organização diz que, este ano, o rali “surge 100% novo, mas sem descurar Vouzela onde tudo começou e vai continuar com a sua exuberância, alargando a jurisdição a outros territórios do Interior Centro do país”.
“O Rallye Constálica Viseu Dão Lafões não beneficia apenas um cenário. É o refúgio perfeito para três dias inesquecíveis, pelo que, mais do que uma competição, é a promoção de uma região, construída singularmente, como é o distinto território de Viseu Dão Lafões”, acrescentam os promotores.
A prova quer “alargar a outros territórios vizinhos o universo dos ralis, fazendo regressar os míticos troços do Rali Sport Dão Lafões”, referem. Por isso, cerca de duas décadas depois, o Rallye Constálica vai reativar a 6 de setembro as especiais de classificação de Moledo (percurso de 11,25 quilómetros) e Farminhão/Torredeita (8,15 km), bem como a de Ladário (6,65 km) no dia 7.
A essas provas juntam-se ainda os troços de Penoita (8,65 km) e Senhora do Castelo (7,05 km) no dia 7 e a super-especial de Vouzela (2,85 km) no dia 6. A partida vai ser na Feira de São Mateus, em Viseu, às 20h00 de 5 de setembro.
A competição, que atrai centenas de espetadores, conta para vários campeonatos – Promo de Ralis, Centro de Ralis, 2RM Centro de Ralis, Taça de Portugal GT de Ralis, Clio Trophy Portugal e Promolafões Rali Cup –, mas está fora do Campeonato de Portugal de Ralis.
No ano passado, o rali foi ganho pela dupla Ernesto Cunha e Rui Raimundo.