Incêndio em Fornos de Algodres
helder amaral
Incêndio florestal em Oliveira do Hospital
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Diário » Rancho de Viseu a caminho da certificação

Rancho de Viseu a caminho da certificação

pub
 Rancho de Viseu a caminho da certificação - Jornal do Centro
03.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Rancho de Viseu a caminho da certificação - Jornal do Centro
03.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Rancho de Viseu a caminho da certificação - Jornal do Centro

O rancho, um prato típico de Viseu, composto por diversas carnes, enchidos, massa, batata, grão e couve, entre outros produtos, vai ser certificado.

A novidade foi avançada pelo presidente da Associação Comercial de Viseu, Gualter Mirandez, esta quinta-feira, 3 de novembro, à margem da apresentação de mais uma Rota do Rancho, um evento gastronómico que vai decorrer de 11 a 13 de novembro.

“O primeiro passo a dar [para a iguaria ter outra dimensão] é certificar o rancho. Há outros passos a dar, mas é fundamental fazer esta grande distinção e valorização do rancho. Acho que é o grande salto qualitativo que tem que se dar”, disse o dirigente aos jornalistas, salientando que “a certificação é a única garantia que a marca rancho à moda de Viseu fica em Viseu”.

Segundo Gualter Mirandez, a Câmara Municipal “está muito interessada em avançar com o processo”.

“A certificação traz outras exigências. Primeiro, só podem ser produtos da região, enchidos, carnes, tem que ser tudo da região, o que pode encarecer o próprio rancho eventualmente”, admitiu Gualter Mirandez.

Depois de concluído todo o dossiê da certificação, os restaurantes que confecionarem pratos de rancho terão que apresentar esse selo de garantia.

O objetivo é que esse projeto esteja pronto a tempo da edição do próximo ano da Rota do Rancho. A grande novidade em 2023 será essa certificação, mas o evento também sofrerá um “upgrade”, revelou o presidente da Associação Comercial de Viseu.

A autarquia passará a organizar a iniciativa, sempre com o apoio da associação, que fará todo os contatos com os espaços de restauração.

O evento vai ser maior, pelo que entendi querem convidar chefs para virem reinventarem o rancho e prolongar o evento. Em vez de um fim de semana serão dois. Haverá showcookings. O evento terá uma dimensão maior do que aquela que temos hoje”, revela.

A edição deste ano conta com a participação de 52 restaurantes, um número recorde que surpreendeu o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.

“Há uma coisa que me impressionou que foi o número de restaurantes envolvidos. É preciso ser uma grande comunidade para termos 52 restaurantes envolvidos”, afirmou o autarca na apresentação do evento, sublinhando que o “rancho é um parto que diz muito aos viseenses” e que permite “alavancar a restauração”.

pub
 Rancho de Viseu a caminho da certificação - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Rancho de Viseu a caminho da certificação - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar