No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O rancho, um prato típico de Viseu, composto por diversas carnes, enchidos, massa, batata, grão e couve, entre outros produtos, vai ser certificado.
A novidade foi avançada pelo presidente da Associação Comercial de Viseu, Gualter Mirandez, esta quinta-feira, 3 de novembro, à margem da apresentação de mais uma Rota do Rancho, um evento gastronómico que vai decorrer de 11 a 13 de novembro.
“O primeiro passo a dar [para a iguaria ter outra dimensão] é certificar o rancho. Há outros passos a dar, mas é fundamental fazer esta grande distinção e valorização do rancho. Acho que é o grande salto qualitativo que tem que se dar”, disse o dirigente aos jornalistas, salientando que “a certificação é a única garantia que a marca rancho à moda de Viseu fica em Viseu”.
Segundo Gualter Mirandez, a Câmara Municipal “está muito interessada em avançar com o processo”.
“A certificação traz outras exigências. Primeiro, só podem ser produtos da região, enchidos, carnes, tem que ser tudo da região, o que pode encarecer o próprio rancho eventualmente”, admitiu Gualter Mirandez.
Depois de concluído todo o dossiê da certificação, os restaurantes que confecionarem pratos de rancho terão que apresentar esse selo de garantia.
O objetivo é que esse projeto esteja pronto a tempo da edição do próximo ano da Rota do Rancho. A grande novidade em 2023 será essa certificação, mas o evento também sofrerá um “upgrade”, revelou o presidente da Associação Comercial de Viseu.
A autarquia passará a organizar a iniciativa, sempre com o apoio da associação, que fará todo os contatos com os espaços de restauração.
O evento vai ser maior, pelo que entendi querem convidar chefs para virem reinventarem o rancho e prolongar o evento. Em vez de um fim de semana serão dois. Haverá showcookings. O evento terá uma dimensão maior do que aquela que temos hoje”, revela.
A edição deste ano conta com a participação de 52 restaurantes, um número recorde que surpreendeu o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.
“Há uma coisa que me impressionou que foi o número de restaurantes envolvidos. É preciso ser uma grande comunidade para termos 52 restaurantes envolvidos”, afirmou o autarca na apresentação do evento, sublinhando que o “rancho é um parto que diz muito aos viseenses” e que permite “alavancar a restauração”.