Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Um grupo de alunos de Medicina da Universidade de Coimbra vai fazer rastreios este fim de semana em Santa Comba Dão.
Os estudantes do projeto “Med On Tour – Cuidar (o) Próximo” vão estar em vários pontos do concelho esta sexta-feira, sábado e domingo (1, 2 e 3 de abril).
Neste âmbito, vão ser efetuados rastreios cardiovasculares gratuitos onde os alunos vão aconselhar os utentes sobre estilos de vida saudáveis. A iniciativa é do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra e da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.
Esta sexta-feira, os jovens vão dinamizar uma formação no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, onde serão realizadas sessões de formação em suporte básico de vida e identidade de género.
No sábado, vão decorrer rastreios no centro da vila durante a manhã e nas localidades de Póvoa dos Mosqueiros, São João de Areias e Vimieiro à tarde.
Já no domingo, os estudantes vão passar de manhã pela igreja de Pinheiro de Ázere e de tarde pela União Cultural e Desportiva de Cagido e pelo Centro de Bem Estar Social Prof. Oliveira e Costa.
Além dos rastreios realizados em postos fixos, serão também realizados rastreios em formato porta-a-porta em algumas freguesias do concelho.
Ao mesmo tempo, vai também decorrer uma ação de sensibilização sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, a decorrer na noite de sábado, para os mais jovens nas zonas de animação noturna.
Segundo a organização, a ação vai consistir numa campanha de esclarecimento, tendo como alvo eventuais dúvidas, numa promoção de literacia em saúde sexual e reprodutiva, focada em temáticas como as infeções sexualmente transmissíveis, e inclui também a distribuição de preservativos.
O Med On Tour assenta a sua ação “na promoção da saúde e prevenção da doença, através do desenvolvimento de um diversificado leque de atividades, cujo objetivo primordial é o aumento da literacia em saúde da população portuguesa”, além de aproximar a saúde das populações e contribuir para formar melhores médicos.