No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu celebrou recentemente o seu 30.º aniversário.
A tuna formada em 1991 fez vários concertos e digressões pelo país e pelo estrangeiro, promovendo a cultura beirã.
Foi inicialmente formada como Tertúlia Musical, mas surgiu posteriormente como Grupo de Rondas e Serenatas, apelidado de Tunel Académico, com a designação Tunel a despontar da fusão dos termos Tuna e Tonel, lembrando as duas pipas que existiram no bar Boquinhas, conhecido no meio académico viseense e o local onde nasceu o grupo. Só mais tarde adota a sua atual designação.
A tuna junta alunos provenientes dos diversos estabelecimentos de ensino superior, com especial enfoque para os de Viseu, cada qual com trajes distintos.
O jantar comemorativo dos 30 anos foi feito no passado dia 27 de novembro, nas instalações da sua sede. Em comunicado, o grupo diz que o evento “pautou-se pela boa disposição e por um momento, particularmente emotivo, quando foram lembrados e homenageados, com um brinde, os tunos Falcão e Tozé e o eterno reitor Raúl, falecido há poucos dias”.
No jantar, também foram recordados alguns momentos peculiares vividos desde 1991. O Real Tunes Académico lembra que “já conta com um vasto currículo de prémios e louvores, bem como com atuações não só em várias cidades do país, como também no estrangeiro”.
“O balanço destes 30 anos é extremamente positivo, opinião geral dos seus tunos, pois permitiram participar em muitos festivais, saraus, galas, festas populares e festividades académicas e estudantis, quer no nosso país, quer no estrangeiro. A longevidade e sucesso do Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu devem-se ao empenho e dedicação dos seus tunos que se mantém e aos que por lá passaram, bem como, e em grande parte, ao apoio familiar dos seus elementos”, acrescenta o comunicado.