qe0mi2v8dvkw80s8
240521192104fabd590dfe6d46477aa6723254c032b1182a966b
Pessoas rua Viseu
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Diário » Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos

Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos

pub
 Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos
15.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos
17.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos

O projeto Refood Viseu celebra este mês três anos, mas já reside em Portugal há 13. Cláudia Columbano, coordenadora do núcleo do projeto em Viseu, dá a conhecer o principal objetivo desta IPSS, que visa combater o desperdício alimentar e alimentar pessoas.

“Quando percebi que não existia Refood em Viseu, achei um disparate, Viseu tem de ter esta resposta social”, conta Cláudia Columbano, que agarrou esta vontade há 3 anos, com a ajuda dos dois principais parceiros, a Junta de Freguesia de Viseu e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

Um projeto que marca bem os seus objetivos: “tudo isto foi possível graças à boa vontade das pessoas, sozinhos não conseguimos nada”, afirma Cláudia Columbano. Ao longo dos anos a Refood Viseu tem registado um grande crescimento: são 316 os beneficiários, 74 deles menores, e desde 2021 já passaram na casa mais de quatro centenas de voluntários. Com uma equipa agora que ronda atualmente os 130 voluntários, a coordenador do núcleo de Viseu diz que a população viseense está disposta a aderir e ajudar. “As pessoas doam o seu tempo, os seus alimentos. Muitas vezes quando chegamos à porta da Refood estão sacos de embalagens pendurados à porta e mensagens no instagram sobre como podem doar”, afirma a responsável.

Recorrer a este serviço é fácil, basta entrar em contacto com a Refood através do site (https://re-food.org/), onde é preenchido um formulário. As instituições locais também fazem este trabalho, bem como as escolas, que por vezes dão a conhecer famílias que precisam de ajuda e encaminham-nas para a Refood, que faz uma análise ao agregado familiar. “O número de pessoas que precisa da nossa ajuda tem vindo a aumentar e pode dever-se a uma conjuntura social e económica, acredito que o Covid tenha algum peso nisso” refere Cláudia Columbano.
A responsável conta que, apesar desse aumento, também muitas pessoas que em dada altura foram ajudadas conseguiram melhorar as suas condições de vida e, mesmo já não necessitando do apoio, mantêm a ligação com a Refood. “As pessoas ultrapassam as suas fases menos boas e agradecem-nos por isso, deixam a sua vaga para outras pessoas que precisam de nós”, relata Cláudia Columbano.

Para celebrar estes três anos de crescimento, a Refood Viseu é a entidade beneficiária da corrida dos “Viriatos 2024” que se vai realizar este domingo (17 de março). O valor da inscrição nesta corrida reverte para este projeto e para além de receberem um reconhecimento pelo trabalho reforçam os bens alimentares.

* Por Francisca Bernardes, aluna da Escola Superior de Educação de Viseu

 Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos

Outras notícias

pub
 Refood combate desperdício alimentar em Viseu há três anos

Notícias relacionadas

Procurar