No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O requeijão DOP da Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, venceu a medalha de ouro no concurso nacional de Queijos Tradicionais Portugueses. Esta é a quarta distinção consecutiva para o produto confecionado na região.
O requeijão Vale da Estrela DOP é obtido pelo dessoramento da coalhada que resulta da produção do queijo Serra da Estrela DOP. Deve conservar-se no frigorífico e servir-se fresco, com pão, crackers ou tostas. “É deliciosamente tenro, de massa cremosa, branca, ligeiramente granulosa, macia e que se funde delicadamente na boca”, pode ler-se no site oficial da Vale da Estrela.
Deve conservar-se no frigorífico e servir-se fresco, com pão, crackers ou tostas. Na companhia de uma boa compota, é um clássico das sobremesas beirãs.
Para a Vale da Estrela, depois de em 2023 ter recebido a mais alta distinção no World Cheese Awards com o “Super Gold” e a distinção de Queijo do Ano em Portugal, a medalha de ouro agora atribuída em Portugal “vem reconhecer a consistência da produção e o foco na preservação de um produto de excelência e reconhecido de forma crescente pelos especialistas gastronómicos de diversas nacionalidades”.
No concurso foi ainda distinguido com a medalha de ouro o requeijão de ovelha e cabra, também da Vale da Estrela. Um produto de mistura de soro de leite de ovelha e cabra, uma massa de consistência macia, pasta mole de brancura límpida e um paladar suave típico de ovelha e cabra.