No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Rosinha e Zé Amaro são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Festa da Labareda, que regressa a Resende já a partir deste sábado (3 de setembro).
O certame, cuja programação foi anunciada pela Câmara Municipal, vai decorrer durante todos os fins de semana de setembro e regressa depois na semana de 28 de setembro a 2 de outubro. Enquanto Rosinha vai atuar na madrugada de 28 para 29 de setembro, já Zé Amaro toca a 1 de outubro.
Segundo já tinha assegurado a autarquia, as festas do concelho de Resende contarão com “um programa diversificado”. A agenda inclui animação musical, cultural, recreativa e infantil, atividades desportivas, culturais e de solidariedade social, espetáculos de música, dança e pirotecnia, artesanato e gastronomia.
A abertura está marcada para as 21h00 de sábado com a inauguração da iluminação e uma arruada com a participação do grupo de bombos da Associação Padre Antonino Pinto Duarte pelas ruas da vila de Resende.
No domingo (dia 4), arranca a iniciativa Labareda em Movimento, que quer pôr a comunidade de Resende a mexer começando com aulas de zumba. O Largo da Feira vai receber um workshop de hip-hop no dia 10 e sessões de aeróbica (dia 11), yoga (dia 17), fitness (dia 18) e pilates (dia 24). As sessões estão marcadas para as 9h30 e as 11h00.
No fim de semana de 10 e 11 de setembro, está prevista a realização de uma arruada do grupo de bombos “Bom’Mouros” e de um concerto da orquestra ligeira da banda “A Velha” de São Cipriano no sábado à noite e ainda o primeiro Festival de Poesia e da Canção no domingo a partir das 17h00. Ao serão, atua a banda R2CA.
Já no dia 17, decorre a primeira Perícia a Duas Rodas para triciclos e bicicletas, em frente aos Paços do Concelho, a partir das 9h30. Estão previstas atuações de Sérgio Portela e Dual Ritmo. E, a 18 de setembro, acontece o concerto de Leonardo Rabaça e do grupo Açanar e Abantar.
No dia 22, quinta-feira, vai haver uma noite de fado com a fadista Sandra Loureiro, seguida do grupo Estrelas de Primavera no dia 23, sexta-feira. No dia 24, um sábado, decorrem várias atividades como a Bênção dos Capacetes, o Encontro de Pescadores e o Shalom Noturno e as atuações da banda Projeto e da Classe de Conjunto de Concertinas e Acordeões da Academia de Música de Resende.
A 25 de setembro, domingo, acontece mais uma prova de carros, a Perícia Automóvel Labareda 2022, e o Filandorra – Ciclo de Teatro de Autores Regionais promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa no Auditório Municipal. Estão previstas atuações de Paulo Resende, Black Band e MH2.
A Festa da Labareda regressa no dia 28, quarta-feira, cuja agenda começa às 20h00 com as Papas no Pote no Parque Urbano de Resende. O cartaz segue com um espetáculo de música e fogo da Diamante Eventos, pelas 21h00, seguido do Grupo Novasom Band às 22h00. Depois do fogo de artifício, chega Rosinha às 0h20. A música continua pela noite adentro com o DJ William, que atua a partir das 2h00 da madrugada.
No dia 29, feriado municipal, decorre a Feira Anual de São Miguel no Largo da Feira e celebra-se o Dia Concelhio do Bombeiro. A partir das 11h30, decorre o desfile motorizado e apeado destes soldados da paz que irão percorrer as ruas de Resende. Neste dia, também vai haver teatro de rua, a iniciativa “Livros em Vai e Vem” que consiste na troca de livros usados e animação infantil no Jardim 25 de Abril. À noite, atua a banda “A Nova” de São Cipriano.
Depois dos espetáculos do Grupo AF e do DJ Nguimbi no dia 30, chega o último fim de semana da Festa da Labareda com o desfile de ranchos folclóricos, o Festival de Folclore Concelhio e o circuito turístico Resende Passo a Passo a 1 de outubro. À noite, atuam Zé Amaro, o DJ Afropeet e o grupo de bombos da Associação Miomães em Movimento que fará mais uma arruada pelas ruas da vila, além do fogo de artifício à meia-noite.
E, no dia 2, as festas terminam com os jogos tradicionais a partir das 10h00 e o Encontro de Tocadores de Concertinas às 16h00.
Resende voltou a receber a Festa da Labareda no ano passado, depois de um ano de interregno por causa da Covid-19. O cartaz da última edição contou com grupos locais, além de cinema ao ar livre e uma caminhada, numa iniciativa condicionada devido à pandemia.