No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A zona do Castelo de Lamego recebe no próximo sábado (27 de novembro) a apresentação do novo número da revista Monumentos, da Direção Geral do Património Cultural.
O número 38 da publicação é dedicado à cidade de Lamego. A edição irá acompanhar a história do concelho, desde o lugar Lamencum da época romana aos tempos medievais do Bairro do Castelo e do Couto da Sé, passando pelo desenvolvimento urbano.
A revista irá acompanhar também a rede viária que permitiu o acesso direto de Lamego ao Porto, o crescimento do comércio do vinho do Porto e a Catedral de Lamego, observando o que resta do templo românico, analisando as transformações góticas, modernas e barrocas, e mostrando com nova documentação a real intervenção do italiano Nicolau Nasoni na Sé.
A arquitetura civil e religiosa de Lamego, construída ao longo dos séculos XVI-XVIII, é também objeto de estudo deste número, que prossegue com a Capela de Nossa Senhora do Desterro, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a criação do Museu de Lamego e a construção do Liceu de Lamego, além de um roteiro da arquitetura Art Déco e neotradicional de Lamego e das recentes intervenções no Bairro do Castelo.
A apresentação está marcada para as 16h00 no Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos.
A revista Monumentos é uma publicação técnico-científica da Direção Geral do Património Cultural, de periodicidade anual, dedicada à divulgação do património arquitetónico, na perspetiva de assegurar a sua valorização, salvaguarda e reabilitação e de apoiar as políticas e ações no domínio do património cultural.