A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A última semana do verão começa com risco máximo de incêndio em todo o distrito de Viseu. O alerta é emitido numa altura em que vários fogos têm vindo a deflagrar nos últimos dias em Portugal, nomeadamente nas regiões Norte e Centro.
A Proteção Civil também deixou avisos à população para evitar comportamentos de risco. Nos dias de risco muito elevado e máximo, é proibido fazer queimadas extensivas e queimas de amontoados.
Também é interdito utilizar o fogo para confecionar alimentar no espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, além de fumigar ou desinfestar em apiários.
É ainda proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas e equipamentos de corte como motosserras ou rebarbadoras, além de métodos mecânicos “que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor”, segundo a Proteção Civil. O país está agora em situação de alerta até terça-feira (dia 17).
O risco máximo de incêndio em todo o distrito vai manter-se pelo menos até quarta-feira (dia 18), altura em que o nível de perigo começa a diminuir em alguns concelhos para o nível muito elevado. Mesmo assim, todo o cuidado é pouco.
Quanto às temperaturas, estas batem esta segunda-feira os 30 graus de máxima no concelho de Viseu. A mínima ronda os 17º.
No distrito, as máximas estão hoje entre os 28º (Penedono e Sernancelhe) e os 33º (Tabuaço). Os concelhos de Armamar, Carregal do Sal, São Pedro do Sul e Vouzela ficam com 32º.
Estão previstos 31 graus de máxima em Cinfães, Nelas, Oliveira de Frades, Resende, São João da Pesqueira e Tondela, 30º em Castro Daire, Lamego, Mangualde, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Tarouca, e 29º em Moimenta da Beira, Mortágua, Sátão e Vila Nova de Paiva.
As mínimas variam dos 10º (Penedono) aos 17º (Carregal do Sal, Cinfães, Resende e Tondela).
Na terça-feira, Viseu fica com uma descida dos termómetros para os 26 graus de máxima e os 15º de mínima. Para quarta-feira, o concelho tem as temperaturas a oscilar entre os 13º e os 27º.
Na quinta-feira (dia 19), Viseu marca os 26º de máxima e os 15º de mínima. Para sexta-feira (dia 20), há previsão de alguma chuva acompanhada de uma nova descida dos termómetros para os 23 graus de máxima e os 14º de mínima.
No sábado (dia 21), feriado municipal em Viseu, ainda estão previstos aguaceiros fracos, mas as temperaturas vão estar relativamente agradáveis: 22 graus de máxima e 14º de mínima. E, no domingo (dia 22), último dia da época do verão, apenas há mexidas na temperatura mínima, que passa para os 12º. Apesar da chegada do outono, o sol vai continuar a brilhar na região de Viseu.