Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Os bonecos de madeira do presépio da Freguesia de Mundão, em Viseu, foram roubados e a construção danificada, informou esta sexta-feira o presidente da Junta que acredita ter-se tratado de uma “brincadeira de mau gosto” de alguém indiferente a esta época natalícia.
Pedro Carragoso disse que deram conta do sucedido na quinta-feira, um dia depois do Natal. “Algumas das figuras estavam tombadas e os bonecos de madeira desapareceram”, contou, lamentando que se tenha estragado o trabalho de quem nada pede em troca.
O autarca disse ainda que a situação é inédita, mas lembrou que durante este ano a freguesia foi também alvo de roubo de material elétrico de jardins. “Só de uma vez levaram quase dois mil euros em material”, sustentou.
Também em S. Pedro de France, na madrugada de segunda para terça feira, vandalizaram a iluminação de Natal. Nas redes sociais, o presidente da Junta anunciou que a iluminação foi reparada. “É lamentável este tipo de atitudes, até porque, o dinheiro sai do bolso de nós todos que somos contribuintes”,escreveu José Coelho.
Na Freguesia de Mundão, como em todas as do concelho de Viseu, os presépios integram a rota destas representações que estão a concurso, um repto da autarquia.
O resultado foram várias representações, mais inovadoras ou tradicionais, de um dos elementos mais importantes da quadra natalícia.
A Rota dos Presépios está patente nas 24 freguesias para serem vistos e também estão a votos no Facebook do município. A votação – que passa basicamente por fazer um gosto ao presépio favorito – decorre até 6 de janeiro.