instituto_piaget_de_viseu_2
Museu Terras de Besteiros 1 tondela
material roubado gnr lamego vila real
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

23.06.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…

18.06.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

16.06.25
josé antonio santos lamego ps
josé carvalho candidato ps sátão
sofia relvas
cortes-do-reguengo-branco-reserva web
WhatsApp Image 2025-06-09 at 170428
vinho manifesto web
Home » Notícias » Diário » Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago

Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago

pub
 Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago - Jornal do Centro
12.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago - Jornal do Centro
12.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago - Jornal do Centro

O presidente da Câmara de Viseu diz que está à espera que o ministro do Ambiente anuncie a nova barragem de Fagilde, lembrando que o estudo está concluído. “A informação que tenho é que ela está aprovada e o ministro está para anunciar”, sublinhou Fernando Ruas no final da reunião do executivo que decorreu na manhã desta quinta-feira, onde admitiu que o Governo ainda não fez o anúncio porque deverá estar “à procura” de financiamento.

O autarca social-democrata prefere pensar que o projeto é para avançar, mesmo que no orçamento de Estado esteja a referência de que no que “respeita a novas barragens serão aprofundados os estudos da barragem de Fagilde, em Viseu, do Alvito, no rio Ocreza, e da Foupana no Algarve”.
“Isso deveria ser do ano passado. Então foi-nos pedido para fazer o estudo em nome da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), já o lá têm e já nos pagaram por isso deve ser do ano passado”, disse com riso à mistura.

Segundo o presidente da Câmara, para a nova barragem, “só falta o anúncio e depois meter o concurso”. “Toda a parte preparatório está feita, penso mesmo que a única coisa que este ministro está a fazer, e confio neste ministro, é saber do financiamento quer não deve ser fácil”, reforçou.

Fernando Ruas anunciou ainda que teve recentemente uma reunião com os responsáveis da empresa Águas do Douro e Paiva, que ficará responsável pelo abastecimento da água em alta no município, e que tudo “está nos carris”. “O que falta agora é fazer a conduta para abastecimento em alta até ao Bairro Norad e injectar a água”, disse o autarca que frisou ainda que os restantes municípios também já terão manifestado o interesse na adesão.

“Estamos muito esperançados nesta situação”, salientou o autarca, lembrando que independentemente do posicionamento dos restantes municípios, Viseu “continuará com o seu caminho”.
O novo sistema de abastecimento da responsabilidade da empresa Águas de Portugal envolve nove municípios da região, nomeadamente Viseu, Vouzela, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vale de Cambra,e m Aveiro.

pub
 Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ruas lembra que estudo da nova Barragem de Fagilde está pronto, entregue e pago - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar