No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Santa Comba Dão tem agora três percursos pedestres registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). De norte a sul do território, o trio de rotas soma mais de trinta quilómetros e leva os caminhantes a descobrir o património natural, cultural e paisagístico existente no município.
O Treixedo “Com o Dão aos Pés”, a Pequena Rota (PR) 1 corresponde a um percurso circular com início junto ao pavilhão Arnaldo Dias, em Treixedo. O trajeto contempla a passagem por diversos pontos de interesse patrimonial, como a igreja Paroquial de Treixedo, a Capela de Nossa Senhora da Saúde, o Poço do Banho, no Granjal. O trilho passa ainda por zonas ribeirinhas, pela ecopista do Dão, ponte ferroviária do Granjal e antiga estação ferroviária de Treixedo.
Já a PR 2 conduz os pedestrianistas por Nagozela “À beira dão, há mais de mil anos”, por um caminho de pouco mais de uma dezena de quilómetros. A igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição e a capela de Santo Estêvão são alguns dos pontos de interesse ao longo de um percurso, que mostra ainda os recantos do Dão, como é o caso da zona fluvial da Pena, mesmo ao lado da ecopista.
Por seu lado, o “São joão de Areias – História, Património e Tradição” é o nome do PR3 e tal como o nome indica apresenta um itinerário especialmente dedicado ao património edificado da freguesia, com passagem por aldeias e apontamentos paisagísticos de rara beleza. O trilho, que começa no Jardim do Largo da República, leva os participantes ao pelourinho de São João de Areias, Casa das Armas Reais, Capelas de São João Evangelista e São Silvestre, entre outros pontos de interesse patrimonial da freguesia.
De acordo com a Câmara Municipal, em breve serão lançadas as Pequenas Rotas (PR) de Pinheiro de Ázere e de São Joaninho, bem como a Rota Dos Miradouros, num total de mais de 50 quilómetros de trilhos a que se juntam, ainda, a Ecopista e o trajeto da futura Ecovia do Mondego.
“Trata-se de um marco ímpar para a consolidação de Santa Comba Dão no roteiro ‘Walking & Cycling’, um segmento em expansão, que tem vindo a cativar cada vez mais turistas, que procuram destinos para andar de bicicleta e para caminhadas”, salienta o executivo nas redes sociais.