penalva incêndio fogo
Hugo Lopes-Magda Oliveira 1
Montebelo-Viseu-Congress-Hotel_Fachada_1
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25
leandro macedo
antónio martins psd spsul web
miguel torres ps tondela sessões com o povo
Montebelo-Viseu-Congress-Hotel_Fachada_1
saude peso
Beautiful woman is resting on white bed
Home » Notícias » Diário » Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu

Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu

pub
 Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu - Jornal do Centro
22.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu - Jornal do Centro
22.06.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu - Jornal do Centro

O distrito de Viseu já se prepara para festejar o São João, cujas festividades culminam neste sábado (24 de junho), o dia dedicado ao santo popular. Este dia também é feriado municipal nos concelhos de Armamar, Cinfães, Moimenta da Beira, Nelas, São João da Pesqueira e Tabuaço.

Até domingo (dia 25), são várias as propostas que vão ter lugar em Armamar com honras de festas do município. O certame começa nesta quinta-feira (dia 22) com a atuação de José Malhoa. A noite desta sexta-feira (dia 23) é um dos momentos altos com o desfile das marchas populares, seguido do concerto dos Diapasão e da atuação do DJ Sheikh.

O dia de sábado, feriado municipal, fica marcado pelas solenidades religiosas com a missa solene de manhã e a majestosa procissão ao final da tarde, juntando os santos padroeiros de todas as localidades do concelho. À noite sobe ao palco instalado na Praça 25 de abril o cantor Zé Amaro. No domingo (dia 25), o Grupo de Teatro Filhos do Vento apresenta a peça “O Tesourinhas”, no salão paroquial de Armamar. A noite termina com o artista Filipe Sequeira.

Já no concelho de São João da Pesqueira, esta sexta-feira e sábado, decorrem os desfiles das Marchas Populares, descendo as ruas da vila primeiro os seniores e depois os mais novos, respetivamente. Os cantores Saúl e Némanus são os cabeças de cartaz musicais, atuando nos dois dias também de forma respetiva. Também estão previstas atuações dos DJ’s Cromos da Noite e Maxsence e tasquinhas com a gastronomia típica do concelho.

Ainda no norte do distrito, Tabuaço começa também esta quinta-feira com “a festa mais popular de todas as festas”, como realça a autarquia local, pelo ambiente festivo e de bairrismo que se vive nesta altura. Até dia 29, tasquinhas, vinho, doçaria típica popular, artesanato e muita animação compõem o cartaz das festividades.

O primeiro grande evento acontece sexta-feira com a tradicional Marcha Luminosa. No sábado, atuam o fadista e humorista Emanuel Moura e o DJ Wilson Honrado. E, no domingo, atuam os “Reis da Música Nacional”: Romana, Nikita, Broa de Mel, Micaela e Fernando Correia Marques.

Em Cinfães, a festa – que já começou na passada segunda-feira – vai ser de ‘peso’ com as atuações dos D.A.M.A. na madrugada de sexta-feira para sábado e dos HMB na noite de sábado para domingo. As Marchas Populares e o grande espetáculo de fogo de artifício também são grandes atrações em destaque, ambas na noite de sexta, além da procissão solene e do concerto das bandas filarmónicas no sábado. Também atuam os DJ’s Vítor Correia e Blesk e a banda Sirilanka.

Já em Moimenta da Beira, a festa continua esta quinta-feira com a Banda Replay às 21h30 e os Toka e Dança pelas 22h30. E, na sexta-feira, a noite é também de festa com um arraial a partir das 22h00 com concertos e espetáculo pirotécnico.

Mais a sul da região, no concelho de Nelas, na sexta-feira, as Marchas Populares voltam a sair às ruas de Nelas, pelas 22h00, com os desfiles das associações dos bairros da Igreja e do Cimo do Povo, seguidos de dança na Praça do Município, um arraial e animação musical dos Irmãos Coragem. Em Canas de Senhorim, saem as Marchas do Paço e do Rossio, que prometem brilhar e manter a tradição, este ano pela primeira vez, no Polidesportivo da vila.

No sábado, o dia de São João começa com um hastear da bandeira para festejar os 103 anos dos Bombeiros locais, que organizam um programa próprio que inclui uma bênção de viaturas pelas 11h00, uma sessão solene às 12h30 e um simulacro da Escola de Infantes e Cadetes no Largo da Câmara pelas 16h00. À tarde, às 15h00, tem lugar o Circuito Municipal das Escolas de Natação, com a sétima Concentração da Época 2022/2023, nas Piscinas Municipais descobertas. Segue-se, às 17h00, a Cerimónia de Distinções Municipais no Edifício Multiusos. A animação continua à noite, a partir das 21h00, com atuações da Banda Woodplan e do DJ Pira.

O domingo será um dia dedicado às crianças com a saída das Marchas Populares Infantis dos bairros da Igreja, Cimo do Povo, Paço e Rossio, com desfile e dança na Praça do Município, pelas 18h00. As Marchas são antecedidas pela atuação do grupo Contracantinho, às 15h00, no Cineteatro Municipal, com a peça “O País do Sossego”, à qual se segue a apresentação final do ano letivo da Universidade Sénior de Nelas.

Já em Viseu, chegam este sábado de manhã as Cavalhadas de Vildemoinhos anunciaram, que já vão com 371 anos de tradição. “Amor com história… Enquanto o Mundo For Mundo…” é o mote deste ano das Cavalhadas que, como sempre, vão culminar com o tradicional cortejo que vai invadir as ruas da cidade.

Na sexta-feira a festa começa o concerto da banda Coração Minhoto, às 20h00, seguida da Infantuna, às 22h30. A tradicional Queima do Pinheiro será feita às 23h30, seguida da Farra Minhota à meia-noite.

No sábado o cortejo começa às 9h00, cortando o trânsito nas ruas do centro de Viseu. Pelas 17h00 arranca a missa e procissão em honra de São João. A noite será animada pela Banda Lusa (22h30) e pelos Band of Brothers (24h00). E, no domingo, a festa termina com o habitual Festival Tricanas de Vildemoinhos (15h00), dedicado ao folclore, e a Banda K7 (22h00).

Por fim, em Vouzela, o São João vai ser celebrado sexta-feira com um arraial popular que inclui marchas, sardinha assada, caldo verde e música no centro histórico do concelho, com entrada livre.

O arraial começa às 17h00 e, a partir das 19h30, irão desfilar, pela Av. João de Melo até à Praça da República, as marchas intergeracionais das freguesias. Estarão presentes as marchas de Cambra, Carvalhal de Vermilhas, Fornelo do Monte, Queirã, Ventosa e São Miguel do Mato, num total de cerca de 250 marchantes. Além da música, bebidas, petiscos e marchas, a iniciativa contará também com o envolvimento do comércio local que terá horário alargado até às 22h00.

pub
 Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Santo António acabou, São Pedro está para chegar e São João é o que está a dar na região de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar