No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
São João da Pesqueira vai geminar com a cidade francesa de Mennecy, nos arredores de Paris. As duas autarquias assinaram, no passado fim de semana, o protocolo de geminação.
Segundo frisa a Câmara de São João da Pesqueira, Mennecy – que tem mais de 15 mil habitantes e que fica localizado a cerca de 30 quilómetros a sudeste de Paris – conta com “uma grande comunidade portuguesa” com pessoas vindas do concelho e de outros municípios da região do Douro.
Foi a convite do autarca de Mennecy, Jean-Philippe Dugoin-Clément, que o executivo da Pesqueira viajou até França para participar na cerimónia de formalização da geminação.
Segundo a Câmara Municipal da região do Douro e do norte do distrito de Viseu, os intercâmbios culturais, desportivos e comerciais entre os dois concelhos devem arrancar no próximo ano com a participação das autarquias e de associações locais.
No final da cerimónia, o município de Mennecy ofereceu uma escultura em bronze que simboliza o início da cooperação e amizade entre as duas comunidades. A propósito deste novo acordo, será instalada uma placa de direção com a distância de Mennecy a São João da Pesqueira, que é de 1.462 quilómetros.
Ainda no passado fim de semana, o município de Pesqueira participou no mercado de Natal de Mennecy, onde a autarquia promoveu os seus produtos locais, como o vinho, o mel, o azeite e as compotas, entre outros.