exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » São João da Pesqueira vai reduzir iluminação

São João da Pesqueira vai reduzir iluminação

pub
 São João da Pesqueira vai reduzir iluminação - Jornal do Centro
09.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 São João da Pesqueira vai reduzir iluminação - Jornal do Centro
09.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 São João da Pesqueira vai reduzir iluminação - Jornal do Centro

A Câmara de São João da Pesqueira lançou um pacote de medidas de poupança da energia no concelho para responder à atual crise.

A autarquia vai desligar a iluminação dos monumentos, “sempre que não se coloque em causa a visibilidade e segurança de pessoas”, e reduzir a iluminação de Natal em pelo menos 50 por cento e também o nível de luminosidade dos candeeiros em monumentos, jardins e outros espaços públicos.

A iluminação pública, a climatização de espaços públicos, o consumo de energia relacionado com a iluminação interior e exterior e a melhoria da eficiência são os quatro principais eixos do programa lançado pelo executivo municipal.

O município liderado pelo independente Manuel Cordeiro elaborou uma estratégia que vem no seguimento do Plano de Poupança de Energia lançado pelo Governo, com recomendações de restrição ao consumo em espaços públicos, espaços comerciais e na administração pública e a realização de ações de sensibilização apelando à população para fazer o mesmo em casa.

As lâmpadas consideradas como “menos eficientes” serão substituídas por luzes LED que deverão cobrir a totalidade do território do concelho no próximo ano. Nas ruas, os postes de iluminação serão ligados 15 minutos mais tarde do que o normal e desligados um quarto de hora mais cedo.

Várias luminárias vão ser desligadas, nomeadamente os postes que estão fora das zonas urbanas e em locais onde não há habitações e também alguns situados em “locais onde exista boa visibilidade, mesmo que dentro dos aglomerados urbanos”.

A climatização dos espaços públicos, será iniciada 15 minutos antes do início do horário de expediente e desligada meia-hora antes do seu fim. As temperaturas deverão fixar-se nos 20 graus no inverno e 23º no verão.

O número de aquecedores ligados por compartimento deve baixar em cerca de 30%. No gás, a temperatura ambiente deve baixar para os 20 graus. A temperatura da água quente e o caudal das torneiras e chuveiros serão controlados, para “assegurar as necessidades sem desperdício de água”.

A autarquia vai reforçar a manutenção periódica preventiva dos sistemas de climatização e águas quentes sanitárias e privilegiar o uso de energias renováveis no aquecimento de piscinas, banhos e climatização.

A Câmara vai sensibilizar juntas de freguesia, empresas e a população de São João da Pesqueira a adotarem medidas de poupança. O executivo camarário realça que a maioria das medidas, que já entraram em vigor, será de “caráter temporário”.

pub
 São João da Pesqueira vai reduzir iluminação - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 São João da Pesqueira vai reduzir iluminação - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar