No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Cinfães vai continuar a contar com duas equipas de sapadores florestais a tratar das florestas do concelho durante, pelo menos, mais um ano.
A Câmara Municipal anunciou, em comunicado, que aprovou a renovação do protocolo com a Associação Florestal Entre Douro e Tâmega para o funcionamento das equipas “durante 12 meses”.
A autarquia presidida por Armando Mourisco justifica o ato com a continuidade da aposta na prevenção e proteção das áreas florestais.
Os custos de funcionamento são assegurados pelo Município, que irá transferir mais de 113 mil euros para a Associação Florestal Entre Douro e Tâmega.
As duas equipas, constituídas por cinco elementos cada, têm como objetivo principal a prevenção de incêndios florestais.
Para isso, os sapadores fazem ações de silvicultura preventiva e primeira intervenção, vigiam as zonas rurais, acompanham ações de fogo controlado e apoiam no combate às chamas, entre outras funções.