No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
É já este fim de semana que os míscaros voltam a ser ‘reis’ de Sátão. A Câmara vai organizar a 14.ª edição da Feira deste fruto típico do concelho que é conhecido como a sua capital.
O evento regressa à agenda depois de um ano de ausência por causa da pandemia da Covid-19. A abertura oficial está marcada para as 16h30 deste sábado (6 de novembro).
Além das degustações de míscaro, o certame também vai dar lugar a tasquinhas, artesanato, concertos e mesmo a um magusto de S. Martinho. Tudo irá decorrer no Largo de S. Bernardo, no centro da vila.
O presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz, diz estar otimista quanto ao regresso do certame onde o míscaro será o “produto-rei” e aguardar pela chegada de muitos visitantes ao evento, que contará também com a participação de 80 comerciantes que irão vender os seus produtos “como o míscaro, o mel, as castanhas e as batatas”.
“Enfim, teremos tudo aquilo que se produz no concelho e mesmo fora até porque teremos pessoas de fora do concelho que sempre poderão vender os seus produtos”, afirma acrescentando que a Câmara teve de fechar as inscrições mais cedo para comerciantes “porque não tínhamos lugar para mais e tínhamos mais pedidos”.
Neste sábado, atuará o grupo The Brothers às 22h00. Mas o domingo (dia 7) será o dia onde a feira terá mais atividades com uma sessão de showcooking às 11h30, uma prova de míscaros depois das 15h00 e animação às 16h00 com a cantora Rebeca. A agenda termina às 16h30 com o magusto.
Ainda na programação dominical, Alexandre Vaz também realça a realização da tradicional feira que decorrerá “das altas horas da manhã até às seis da tarde”.
O presidente da Câmara de Sátão realça que a Feira do Míscaro “vem dar mais nome ao concelho”. “Queremos que Sátão e a marca da Capital do Míscaro sejam cada vez mais conhecidos a nível regional e nacional”, conclui Alexandre Vaz.