No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Apesar de serem menos do que em anos anteriores, os míscaros, para provar e comprar, não vão faltar na edição deste domingo (20 de novembro) da feira dedicada a este cogumelo em Sátão. O certame é organizado pela Câmara Municipal, que escolheu o míscaro como o produto de eleição do concelho.
“Vai haver alguns míscaros, mas por aquilo que me têm dito este ano há menos”, começa por dizer o presidente da autarquia santense, Alexandre Vaz.
Segundo o autarca, haverá mesmo míscaros devido à seca e ao facto de “algumas pessoas terem deitado matas a baixo devido à doença do pinheiro, o nemátodo”.
“Mas vai haver míscaros, aquilo que as pessoas me têm dito é que este ano os míscaros são muito menos do que nos outros anos, talvez também por haver uma apanha desenfreada nos outros anos e a apanha não ser feita corretamente”, acrescenta.
Cerca de metade dos 70 expositores que estarão presentes na feira vão estar a vender este género de fungo. À frente dessas bancas estarão vendedores de Sátão, mas também de outros concelhos da região, como Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva, Viseu ou São Pedro do Sul. Nos stands poderão ainda ser comprados de produtos regionais e artesanais.
Quem quiser também pode provar os míscaros nos restaurantes do concelho que este domingo confecionarão pelo menos um prato com estes cogumelos. Arroz e açorda de míscaros são algumas das iguarias que serão servidas.
A XV edição da feira do míscaro abre portas este domingo, a partir das 09h00, no Largo de São Bernardo, em Sátão. O programa do evento inclui vários momentos de animação, logo a abrir, pelas 10h30, com a atuação da Contituna, que será seguida do Showcooking com o chef Paulo Cardoso. Pelas 15h00 decorre a prova de míscaros e às 15h30 sobe ao palco a cantora Romana. Às 17h00 é oferecido o tradicional magusto de São Martinho.