A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Sé de Viseu é a sétima catedral mais popular de Portugal, isto de acordo com um levantamento feito pela plataforma Musement, que fez uma pesquisa com base nas avaliações recebidas no Google.
Segundo o estudo, a Sé de Viseu teve 3677 avaliações. A Musement destaca as duas torres da fachada que dão ao monumento do centro histórico “a aparência de uma igreja fortificada”.
A construção da fachada data de meados do século XVII e, nelas, destacam-se os seis nichos com esculturas de pedra que representam a Santa Maria da Assunção (padroeira da catedral), o São Teotónio (padroeiro de Viseu) e os evangelistas. A Musement também destaca as abóbadas de estilo manuelino, os azulejos da sacristia e o claustro renascentista no interior.
A Sé de Viseu, que acolhe também um museu de arte sacra e está classificada como Monumento Nacional desde 1910, tem sido alvo de obras de requalificação cuja Intervenção na Sé de Viseu termina no final do ano.
O investimento é superior a 1,3 milhões de euros e a empreitada inclui a instalação de uma plataforma para pessoas com mobilidade reduzida, além de trabalhos de limpeza na fachada.
Também na lista está a Sé de Lamego, que ocupa o 10.º lugar, com 2303 avaliações. Este templo, que sofreu várias remodelações ao longo dos anos, conserva a torre medieval que ladeia a fachada principal. No interior, uma das atrações são os afrescos do teto desenhados pelo italiano Nicolau Nasoni e onde estão representados episódios do Antigo Testamento.
O ranking da Musement é liderado pela Sé do Porto, com 26965 avaliações, seguida da Sé de Lisboa (24922 avaliações) e da Sé de Braga (8693 avaliações).
A região Centro também é representada pela Sé Velha de Coimbra (sexto lugar com 3744 avaliações) e pela Sé da Guarda (nona posição com 2746 avaliações).