arvores
douro
presepio rebordinho 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Seca: níveis de barragem deixam autarca de Sernancelhe “em alerta”

Seca: níveis de barragem deixam autarca de Sernancelhe “em alerta”

 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
05.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
05.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Seca: níveis de barragem deixam autarca de Sernancelhe “em alerta”

Com a barragem do Vilar a 14 por cento de capacidade, a Câmara de Sernancelhe decidiu tomar uma série de medidas para fazer face à seca e à falta de água.

Numa carta divulgada pelo município nas redes sociais, o presidente Carlos Santiago recordou que a situação é preocupante e alertou que, “de acordo com as entidades que regulam o setor das águas, poderemos ter água para apenas alguns meses”.

“Veja-se o caso da Barragem do Vilar, que garante o abastecimento de água a cerca de 70% (por cento) das casas do nosso concelho e que tem apenas uma reserva de menos de 14% de água”, advertiu.

Carlos Santiago sublinhou também que, em várias freguesias do concelho, “verificam-se já problemas de falta de água e diariamente somos obrigados a abastecer os reservatórios para que a água não falte nas torneiras”. Perante esta situação, a autarquia tomou “um conjunto de medidas urgentes, que todos devemos seguir e respeitar”.

Entre elas, está o corte na rega de “todos os espaços verdes que estejam a ser abastecidos por captações próprias ou furos, das quais possa ser necessário abastecer o camião para entregar nas freguesias”.

“Serão apenas mantidas as regas naqueles espaços cujas captações não sirvam para abastecimento público. Está igualmente a ser equacionada a utilização de antigas captações de água (furos, poços, entre outros) para reforço do abastecimento nas habitações”, apontou o município.

A Câmara apelou também à população para que modere o consumo de água e para que “sejam consumidores controlados e responsáveis, evitem a rega de jardins, lavagem de automóveis, limpezas que obriguem a consumos excessivos de água, enchimento de tanques, piscinas ou outros gastos desnecessários”.

“Vamos todos fazer o esforço de gastar o mínimo possível de água e assim contribuir para que neste Verão não seja preciso fazer cortes temporários no fornecimento de água nas freguesias. Gostaríamos de manter a qualidade de vida que nos define, mas para isso a água tem de continuar a chegar às torneiras das habitações de todos vós”, disse Carlos Santiago na carta aos munícipes.

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Outras notícias

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Notícias relacionadas

Procurar