joão matias tavfer
danos incêndios 3
joao azevedo
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil

Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil

Arraial do estudante e desfile académico com novidades nesta edição da Semana Académica que arranca esta quinta-feira

João Amaral - Aluno de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu
 Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil
24.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil
24.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil

A 39.ª edição da Semana Académica começa hoje e decorre até 30 de abril após meses de preparação, que culminam numa programação que pretende agradar a vários gostos musicais e garantir que todos os estudantes tenham oportunidade de participar na maior festa do mundo académico viseense.

A organização, que tem vindo a trabalhar intensamente nos últimos quatro meses, apostou num cartaz variado, com o objetivo de chegar ao maior número possível de estudantes. O cartaz tem como cabeças de cartaz Bispo, Lon3r Johny, Ana Malhoa, Força Suprema e Regula. “Sabemos que é sempre difícil agradar a todos, mas este ano conseguimos criar um cartaz vasto, com várias opções, e acreditamos que acertámos em cheio”, afirmou Tiago Amaral, presidente da Federação Académica de Viseu (FAV).

Uma das grandes novidades deste ano é a parceria com o Município de Viseu, que permite que no dia 29 ocorra o Arraial do Estudante. Nesse dia, o preço do bilhete será significativamente mais acessível e o custo das bebidas também será reduzido. A medida surge como uma forma de incluir os estudantes mais carenciados, permitindo-lhes viver a experiência académica no interior do pavilhão. “Nem todos têm possibilidades de comprar a pulseira ou de ir vários dias, e com este dia conseguem ter essa experiência”, sublinhou Tiago Amaral.

O tradicional desfile académico sofre também uma grande mudança este ano, com a redução do tamanho dos camiões de 12 para 6 metros, por imposição da PSP, de forma a cumprir o Código da Estrada. Apesar do impacto inicial, a organização acredita que esta alteração permite que os cursos explorem de uma forma diferente a criatividade ao decorar os veículos.

No que toca à logística do evento, o foco é “fechar o mais rápido possível os artistas”, visto que os músicos possuem uma agenda preenchida. Depois de fechado o cartaz segue-se as burocracias como os licenciamentos, seguros, fornecedores, equipa de som, fazer as reservas do pavilhão, entre outras, relatou o presidente da FAV.

Na véspera o ambiente já se vive com entusiasmo e expectativa. E no que depender do esforço e dedicação da organização, esta 39.ª edição tem tudo para ficar na memória dos estudantes.

João Amaral – Aluno de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu

pub
 Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil

Outras notícias

pub
 Semana Académica de Viseu com foco na inclusão estudantil

Notícias relacionadas

Procurar