Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A região de Viseu vai assinalar o Dia Mundial da Atividade Física esta quarta-feira (6 de abril) com uma série de iniciativas.
Em Viseu, a Câmara realiza mais uma Semana da Atividade Física com mais de uma centena de ações que decorrem durante sete dias, até dia 10, incluindo atividades com alunos, sessões de experimentação de modalidades como o ténis, o judo e o desporto adaptado, inclusão ativa, corridas e caminhadas.
O vereador do Desporto na autarquia viseense, Pedro Ribeiro, refere que o objetivo passa por “fazer com que mais viseenses tenham menos sedentarismo”.
“Está sabido que o sedentarismo causa mortalidade e, portanto, o que vamos temos de fazer é contribuir para, organizando nós ou auxiliando associações e clubes, apoiar o máximo possível para que a atividade física e o desporto possam ser promovidas”, frisou.
O evento arrancou ontem (segunda-feira, dia 4) com a realização de 18 atividades. Ao todo, estão agendadas uma centena de iniciativas.
“Estão comtempladas cerca de 100 atividades, metade das quais para o público em geral que se pode inscrever. A outra metade é para públicos específicos. Muitas das atividades são dirigidas para as escolas primárias porque sabemos que os hábitos da atividade física são essenciais e, quanto mais cedo as crianças ficarem enraizadas, melhor. Portanto, é essencial para nós”, explica Pedro Ribeiro. O evento é promovido com o apoio de 40 parceiros.
No Dia Mundial da Atividade Física, está prevista uma corrida que vai decorrer no Parque Urbano de Santiago, às 18h30 de amanhã, e com destino até à Ecopista do Dão, com propostas que vão desde uma caminhada de cinco quilómetros até uma corrida longa de 10 quilómetros.
O programa da quinta edição também vai inclui atividades abertas da Escola Municipal de Natação, caminhadas interpretativas na Mata do Fontelo na sexta-feira (dia 8) e, no sábado (dia 9), treinos abertos de râguebi no Campo Alves Madeira e ciclismo no Parque Urbano de Santiago. O domingo (dia 10) será marcado pela realização do Torneio de Ténis de Mesa Corbillon Júlio Almeida, na Rota da Santa Eufémia, em Cepões.
A Câmara vai partilhar o programa diário da Semana da Atividade Física na página Viseu Ativo, no Facebook.
Em Tondela, a Câmara e o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões também vão promover aulas de exercício físico junto às unidades de saúde familiar do concelho: USF Tondela, USF Campo de Besteiros, USF Cândido de Figueiredo e Extensão de Saúde da Lajeosa do Dão.
“As aulas são destinadas a todos os utentes que frequentam o Centro Municipal de Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar, mas todos os cidadãos podem participar. Esta iniciativa, realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde, que se assinalam no dia 6 e 7 deste mês, respetivamente, visa sensibilizar os utentes e os cidadãos em geral para a importância da prática regular de exercício físico tecnicamente acompanhado”, referiu a Câmara.
De acordo com o município, as aulas realizam-se na quinta-feira (dia 7), às 9h00, na USF Tondela, na USF Cândido Figueiredo e na Extensão de Saúde da Lajeosa do Dão.
Na sexta-feira (dia 8), à mesma hora, a aula será junto à USF Campo de Besteiros.
A Câmara de São João da Pesqueira também vai assinalar a efeméride com um conjunto de atividades que visam pôr a população do concelho a exercitar.
As atividades vão decorrer em frente aos paços do concelho, das 18h00 às 20h45, com avaliações físicas gratuitas, maratonas de “cycling”, pilates, treino funcional, “body jump” e zumba.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas para o número 254 489 991. O “cycling” e o “body jump” têm vagas limitadas, mas as outras aulas são de entrada livre para quem quiser participar.
A Câmara adere, desta forma, à iniciativa da Organização Mundial da Saúde que visa promover a luta contra o sedentarismo, apontado como um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo.
“No contexto atual, torna-se fulcral manter uma atividade física ativa, fazendo valer os espaços e ferramentas disponíveis”, frisa a nota do município de São João da Pesqueira.
Em Vila Nova de Paiva, a autarquia local irá oferecer aos munícipes o usufruto gratuito dos equipamentos desportivos municipais, nomeadamente as Piscinas, o Pavilhão e o Estádio, durante o dia.