luis pinto cd tondela
diamantino santos
eleições votos voto Image 2025-05-18 at 135753-8
aluga-se
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.05.25

Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…

17.05.25
manuel-marques
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
palácio condes anadia mangualde
chave michelin
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna

Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna

“É uma semana feita de nós e para os nossos, com toda a nossa comunidade, com todos os nossos parceiros", afirma Diamantino Santos

 Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna - Jornal do Centro
19.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna - Jornal do Centro
19.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna - Jornal do Centro

Habitação digna, políticas de proximidade e intervenções em contexto de risco são alguns dos temas que a Junta de Freguesia de Viseu quer trabalhar durante a semana solidária que arranca na próxima segunda-feira, 26 de maio. 

“É uma semana feita de nós e para os nossos, com toda a nossa comunidade, com todos os nossos parceiros. É uma iniciativa que motiva uma rede social que queremos cada vez mais forte, cada vez mais atuante, cada vez mais proactiva e cada vez mais focada e em articulação com os problemas sociais da nossa comunidade, particularmente, e naturalmente, aquela que apresenta maiores fragilidades”, realçou Diamantino Santos, presidente da Junta, na apresentação do evento. 

Um dos momentos altos vai ser um webinar no dia 29 dedicado ao conceito de Housing First, metodologia que tem vindo a ganhar expressão em vários países europeus e que o autarca considera essencial divulgar localmente.

“O Housing First – ou ‘Casa Primeiro’ – é uma metodologia que parte de um princípio simples: garantir primeiro uma habitação condigna a quem está em situação de sem-abrigo, antes de qualquer outra intervenção. Este modelo assenta na criação de equipas multidisciplinares que acompanham estas pessoas em várias áreas, desde a saúde à empregabilidade, trabalhando a sua reintegração social e autonomia.

Segundo o autarca, “no momento em que alguém tem um teto, um espaço seu, onde pode descansar e reorganizar a sua vida, tudo o resto se torna possível. Só assim conseguimos verdadeiramente capacitar as pessoas e ajudá-las a sair do ciclo de exclusão”.

Em Viseu, a aplicação deste modelo ainda é inexistente, mas o autarca admite que seria importante refletir sobre a sua viabilidade no concelho. “É certo que Viseu não tem barracas nem bairros de lata, mas temos pessoas sem casa, em situação vulnerável, e é preciso olharmos para estas realidades com olhos de ver”, sublinhou.

“A habitação é um direito constitucional e temos a obrigação de garantir que todos têm acesso a uma casa condigna. O Housing First não é um programa para a vida, é uma ponte para a reintegração social e acredito que Viseu tem condições para estudar e implementar este conceito”, concluiu.

A semana solidária arranca na próxima segunda-feira (26 de maio) com uma recolha de produtos de higiene pessoal, destinada a apoiar famílias carenciadas da freguesia. “Queremos que participem todos, particulares e empresas, nesta iniciativa solidária. A recolha será centralizada na Junta de Freguesia e, posteriormente, faremos a distribuição”, sublinhou o presidente da Junta.

Ainda na manhã de segunda-feira, realiza-se a sessão de abertura, que marca também a celebração de protocolos com as associações e instituições vencedoras da candidatura de apoio ao movimento associativo. Durante a tarde, há uma conferência em plataforma digital sobre os desafios e constrangimentos no trabalho em rede e o papel das instituições sociais em contextos de risco.

O dia 27 é dedicado à saúde e bem-estar. Entre as 10h00 e as 17h00, terão lugar rastreios de saúde junto à Igreja dos Terceiros, uma atividade já habitual e bem acolhida pela população. À tarde, uma sessão técnica abordará o impacto do stress e da ansiedade no quotidiano.

No dia 28, destaque para a parceria com a Alma Viseu, com a iniciativa “Tenda do Livro”, no Parque Aquilino Ribeiro, dedicada aos mais jovens. “Só esperamos que São Pedro nos ajude, porque se o tempo colaborar, teremos uma manhã muito animada com as crianças”, brincou o presidente. Durante a tarde, a Mata do Serrado acolhe atividades lúdicas e culturais, culminando num espetáculo da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, na Fonte da Ribeira, pelas 18h30.

A manhã de quinta-feira, 29 de maio, será dedicada a um diálogo intergeracional com ateliês seniores da freguesia e os alunos da Escola Secundária Emídio Navarro, numa ação promovida também com estagiárias na Freguesia de Educação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. Já da parte da tarde, em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza, será debatido, em formato digital, o tema “Housing First” e a urgência de políticas de integração habitacional, particularmente na resposta às situações de sem-abrigo.

Por fim, no dia 30 de dezembro, a programação valoriza a diversidade cultural da freguesia, com uma tarde de apresentações artísticas e momentos de convívio no Centro Pastoral de Viseu. O dia termina com uma conferência no Solar dos Primes, às 18h30, organizada em parceria com a ProViseu, subordinada ao tema “A cultura como instrumento de inclusão social”. Segundo o presidente da Junta, este será “um momento de reflexão sobre o papel que a cultura pode e deve ter na aproximação de comunidades e na promoção da coesão social”.

pub
 Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Semana Solidária da Freguesia de Viseu lança debate sobre habitação digna - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar