Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Dois jovens seminaristas da Diocese de Viseu vão receber os ministérios de leitor e acólito na celebração que assinala na próxima terça-feira (23 de julho) os 508 anos da dedicação da Sé Catedral.
Francisco Ferreira, de 24 anos e oriundo da paróquia de Mangualde, e Tiago Rio, de 22 anos e da paróquia de Ribafeita (Viseu), vão ser instituídos na cerimónia presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano. Enquanto Francisco vai ser leitor, já Tiago será acólito.
Segundo a Diocese de Viseu, os jovens frequentam o Mestrado Integrado em Teologia (curso com a duração de seis anos), no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Ambos terminaram agora o 5.º ano.
A instituição eclesiástica salienta que a instituição nestes ministérios é “um passo importante no discernimento vocacional com vista à ordenação sacerdotal”.
“Espero que a instituição destes dois seminaristas nestes ministérios seja um sinal vivo de uma Diocese empenhada em dinamizar a vocação cristã e o chamamento ao sacerdócio e às demais vocações na Igreja”, realça o bispo D. António Luciano.
O bispo espera ainda que o dia seja um contributo para o percurso sinodal da Igreja Católica em Viseu.
No mesmo dia, celebra-se também o sexto aniversário da entrada solene de D. António Luciano na Diocese de Viseu. O bispo apela aos fiéis que se deixem “dinamizar pelos desafios do caminho sinodal para que tenhamos, cada vez mais, comunidades renovadas e leigos abertos à corresponsabilidade pastoral, privilegiando o chamamento à participação nos organismos e órgãos diocesanos”.