No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Sernancelhe também já arrancou com o seu plano de ação e combate contra a vespa das galhas do castanheiro, tendo feito várias largadas de parasitoides em várias freguesias do concelho.
A autarquia assegura que todas as localidades “estão preparadas para a luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro, não havendo, no corrente ano, indicadores científicos que justifiquem mais largadas”, sendo esta uma praga que afeta a produção de castanha. As largadas só deverão ter efeitos dentro de cinco a seis anos, estima.
“Desde 2015 Sernancelhe efetuou já 40 largadas, em cerca de 30 locais distintos do concelho, o que garante uma cobertura concelhia de aproximadamente 200 km2 (quilómetros quadrados). O investimento municipal no combate às vespas das galhas do castanheiro ascende a 11.400 euros”, escreve em comunicado o executivo presidido por Carlos Santiago.
A Câmara refere que o concelho “apresenta já resultados positivos em várias freguesias” e lembra que o sucesso pleno do combate à vespa “depende muito dos agricultores e da sua colaboração e atuação”. A vespa das galhas do castanheiro foi detetada pela primeira vez em Sernancelhe em maio de 2015.