No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A equipa do serviço de Terapia Ocupacional do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CDTV) lançou esta quinta-feira a primeira publicação online. Uma newsletter, com periodicidade trimestral que pretende “divulgar a diversidade das atividades e da intervenção no âmbito hospitalar”, referem os responsáveis.
A primeira publicação foi lançada hoje, para assinalar o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, uma área da saúde que atua no tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer faixa etária.
Nesta primeira edição é feita uma apresentação do serviço que pretende, conforme é descrito, “facilitar e capacitar a realização das atividades do dia a dia, quando estas deixaram de ser feitas por força de alguma condição clínica (motora, cognitiva, emocional ou social)”.
O terapeuta ocupacional trabalha de forma individualizada ou integrado em equipas multidisciplinares em diversas áreas: Pediatria (atraso global do desenvolvimento, síndrome de down, paralisia cerebral, autismo…); Medicina física e de reabilitação (AVC, outras doenças do foro neurológico e músculo-esquelético…); Geriatria (problemáticas especificas do envelhecimento, alzheimer e outros quadros demenciais…); e Psiquiatria (esquizofrenia, doença bipolar, depressão…).
No CHTV, a terapia ocupacional chega aos utentes em diferentes formas. Primeiro, no setor de Terapia Ocupacional do Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Viseu, que dá apoio a diversos serviços de internamento e em ambulatório, através de consulta externa. O atendimento prestado destina-se a crianças e adultos com patologias essencialmente do foro neurológico e ortopédico. Esta unidade tem ainda um espaço destinado à confeção de ortóteses, ao treino de atividades de vida diária e um espaço exterior para horticultura terapêutica.
A especialidades é também desenvolvida no setor de Terapia Ocupacional do Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Tondela, que dá apoio ao serviço de cuidados paliativos, e ao serviço de medicina, em regime de internamento. Em ambulatório, recebe crianças e jovens com atrasos globais de desenvolvimento e utentes do foro neurológico e ortopédico.
Há ainda este serviço no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, na Unidade de Abraveses. Presta apoio domiciliário através da equipa de intervenção comunitária e através de psiquiatria infantil e apoio à consulta do 1º surto.