Académico_Chavesjpg
reunião de Câmara Viseu
taça socios merito viseu
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25
Home » Notícias » Diário » Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

Serviço Ir e Vir, que permite viagens de táxi em zonas não servidas pelos transportes públicos, foi reconhecido como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional

pub
 Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia
13.09.24
Jornal do Centro
partilhar
 Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia
18.01.25
pub
 Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

O serviço de transporte a pedido Ir e Vir, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi reconhecido pela União Europeia como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional.

O reconhecimento é do projeto europeu Embracer – Interligando a Mobilidade Entre Cidades e Subúrbios Europeus, financiado pelo programa INTERREG Europe.

Segundo a CIM Viseu Dão Lafões, o INTERREG Europe destaca que o serviço Ir e Vir, lançado em 2021, demonstra “os benefícios para a população e para os condutores de táxi” que aderiram e sublinha que a iniciativa “pode ser replicada em outras regiões” da Europa.

Desde o seu arranque, o Ir e Vir já foi utilizado por cerca de 30 mil passageiros, segundo a CIM, que acrescenta que a iniciativa “tem vindo a aumentar o seu âmbito e envolve atualmente quase 100 táxis na região”.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, refere que o reconhecimento “ao mais alto nível” comprova que o Ir e Vir “é um contributo muito importante para melhorar o paradigma da mobilidade na nossa região”.

“Viagem a viagem, este serviço está a aproximar as pessoas de Viseu Dão Lafões. Quem não dispõe de transporte próprio, quem vive em zonas mais afastadas, pode agora deslocar-se de uma forma fácil e confortável. A grande adesão que o serviço tem registado é a evidência de que é uma solução prática e inclusiva, a um preço justo, para a nossa população. Sendo mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto de coesão social e territorial”, disse o responsável.

O Ir e Vir permite deslocações de táxi em localidades que não são servidas pelo serviço público de transporte de passageiros da região. A CIM Viseu Dão Lafões lembra que o projeto tem sido “muito relevante no verão, quando há uma redução do serviço habitual de transportes públicos”.

 Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

Outras notícias

pub
 Serviço de transporte da CIM Viseu Dão Lafões reconhecido pela União Europeia

Notícias relacionadas

Procurar