helicóptero INEM
douro bridges
AUTARQUICAS 25
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu

Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu

pub
 Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu - Jornal do Centro
22.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu - Jornal do Centro
22.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu - Jornal do Centro

O céu da região de Viseu voltou a receber esta sexta-feira (22 de março) poeiras de ar vindas do norte de África. Uma situação que já e que, agora, volta a repetir-se numa altura em que as previsões meteorológicas ainda apontam para sol neste fim de semana, antes da chuva regressar na Páscoa.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) já tinha alertado ontem (dia 21) à população para se prevenir contra uma situação de fraca qualidade do ar hoje e sábado (dia 23) devido a uma massa proveniente dos desertos do continente africano com poeiras em suspensão.

Devido a esta ocorrência, a autoridade de saúde prevê “a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo e Algarve e o interior da zona Centro.

“Este poluente (partículas inaláveis — PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações“, adverte a DGS, que recomenda à população para não fazer esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Os grupos de cidadãos mais vulneráveis, como crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios crónicos e foro vascular, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, “devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas”. Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e em caso de agravamento de sintomas ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24).

Sol no fim de semana, chuva na Páscoa
Entretanto, para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para 27 graus de temperatura máxima e 14º de mínima em Viseu, prevendo-se céu limpo durante o dia.

No distrito, as máximas atingem os 30 graus em Mortágua e os 29º em São Pedro do Sul e Vouzela. Em Carregal do Sal, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Tondela, a temperatura prevista é de 28º.

Estão previstos 27 graus de máxima em Cinfães e Nelas, 26º em Armamar, Castro Daire, Mangualde, Resende, Sátão e Tabuaço, 25º em Lamego e Vila Nova de Paiva, 24º em São João da Pesqueira e Tarouca, 23º em Moimenta da Beira e Sernancelhe, e 22º em Penedono.

As mínimas hoje estão entre os 8º (São João da Pesqueira) e os 15º (Mortágua).

Para o fim de semana, o IPMA prevê nuvens altas na região, além de uma descida das temperaturas. No sábado, Viseu atinge os 23 graus de máxima e os 14º de mínima. Já no Domingo de Ramos (dia 24), os termómetros no concelho vão oscilar entre os 11º e os 22º.

A Páscoa, que se celebra já na próxima semana, vai ser passada com chuva no distrito.

pub
 Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar