Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O concelho de Viseu está com uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes e há, pelo menos, 10 turmas em isolamento. Os casos de Covid-19 estão a subir e as autoridades de saúde falam em “situação preocupante”.
Da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil marcada para esta tarde de quarta-feira (30 de junho), onde está também a Direção-Geral da Saúde, deverão sair medidas para travar os contágios. “Viseu está a atingir o primeiro sinal de alerta”, avisam as autoridades.
A Saúde Pública alerta para a “situação crítica” em que o concelho se encontra, com um aumento significativo de casos, nomeadamente da variante Delta, nos últimos 15 dias, período no qual foram reportados 123 novas infeções. A mobilidade, principalmente de pessoas que chegaram de Lisboa, e o aumento das interações sociais justificam, segundo os especialistas, o aumento.
As autoridades referem ainda não haver pressão hospitalar, mas muitos casos de isolamento profilático e testagem massiva.
As escolas estão a ser as mais afetadas. Nesta quarta-feira, os números dão conta de dez turmas em isolamento, desde o Colégio da Via-Sacra, passando pelas escolas do Agrupamento Grão Vasco e pelo jardim de infância do Centro Social do Mundão.
No Hospital de Viseu estão internadas quatro pessoas, das quais três em enfermaria e uma em cuidados intensivos.