Aguiar da Beira é o único concelho na região que não se encontra no patamar de risco extremo de contágio pela covid-19.
No mapa das linhas vermelhas, divulgado ontem pela Direção-Geral da Saúde (DGS) o município aguiarense encontra-se a vermelho menos carregado, apresentando uma taxa de incidência de 906 casos por cem mil habitantes. É o único concelho com uma taxa inferior a 1000.
Os restantes 24 municípios estão todos no patamar mais elevado de infeções.
Sátão é o concelho com a taxa de incidência mais elevada, 2389 por 100 mil habitantes, seguido de Oliveira de Frades (2384) e Lamego (2266).
Na nota explicativa dos dados por concelhos, divulgados no boletim epidemiológico da DGS, é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.
A covid-19 provocou 5.470.916 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.071 pessoas e foram contabilizados 1.577.784 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.