No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Seguindo o exemplo de José António Jesus, Sofia Ferreira renunciou ao mandato de vereadora na Câmara de Tondela, para o qual tinha sido eleita pelo PSD.
A renúncia foi apresentada na segunda-feira (dia 9 de janeiro). Na carta em que cessa funções, a ex-vereadora justifica a saída do executivo municipal com a “alteração da estrutura política definida, aquando do sufrágio eleitoral, acrescido de razões de ordem profissional, assumidas entretanto”. Ao Jornal do Centro, escusou-se a prestar declarações.
Sofia Ferreira voltou à ASSOL onde trabalhava antes de ingressar na autarquia pela mão de José António Jesus. A até agora vereadora apresentou o primeiro pedido de suspensão de mandato há cerca de um ano, depois de o ex-presidente também o ter feito, após condenação pelo Tribunal de Viseu por um crime de peculato e dois de falsificação de documento no caso do pagamento de viagens em carros municipais.
A antiga vereadora com o pelouro da educação foi apresentado sucessivos pedidos de suspensão de mandatos e agora decidiu renunciar o mandato. José António Jesus fez o mesmo há cerca de dois meses, numa decisão tomada após o Tribunal da Relação de Coimbra o ter condenado a uma pena de dois anos e dez meses de prisão, suspensa na execução, e a perda de mandato pelos crimes de falsificação de documentos e burla qualificada por titular de cargo político.
Com a saída de Sofia Ferreira, Vera Machado “segura” o lugar de vereadora no executivo liderado por Carla Antunes Borges. A presidente da concelhia do PSD de Tondela tinha entrado há cerca de um ano na Câmara precisamente para substituir Sofia Ferreira.
Esta é a terceira “chicotada psicológica” no executivo PSD de Tondela. Além de Sofia Ferreira e José António Jesus, deixou também o executivo João Duarte, que tinha entrado para o lugar deixado vago por José António Jesus na vereação. João Duarte abandonou funções em novembro, sendo substituído por Francisco Fonseca.
O Jornal do Centro tentou sem sucesso ouvir a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o vereador do PS na autarquia Francisco Coutinho.
Já o presidente da concelhia socialista, Rui Santos, diz que o pedido de renúncia apresentado por Sofia Ferreira já era esperado.
“Era algo evidente e que ia acontecer, uma vez que a drª Sofia tinha entrado com o dr. José António e ele saiu da Câmara, pelo que já se esperava esta renúncia”, afirma.
“A equipa que dirige a Câmara atualmente é diferente daquela que seria expectável com a lista apresentada a votos. Do ponto de vista jurídico não há qualquer objeção, mas compete aos tondelenses analisarem a situação”, conclui o socialista.