No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e a Sociedade Portuguesa de Matemática vão organizar mais uma edição do MatViseu, que tem juntado vários participantes à volta das somas, subtrações, multiplicações, divisões e equações.
A 19.ª edição acontecerá já este sábado (13 de novembro) e também no próximo dia 20, decorrendo novamente online via Zoom. A agenda inclui duas sessões plenárias com a duração de três horas, além de sessões práticas de cinco horas.
Segundo a organização, esta edição promete proporcionar “o encontro de sempre” entre os amantes de matemática. O evento espera contar com a participação de cerca de 110 participantes, já inscritos, pertencentes aos vários níveis de ensino e oriundos de todo o país, incluindo ilhas.
Nesta sexta-feira, será dada a sessão “Frações Egípcias e o Mistério Mais Antigo” por António Machiavelo, além das práticas “O Tangram como ferramenta de ensino no 2.º Ciclo” de Márcio Nascimento e Isabel Duarte, “Desmos e GeoGebra: criar atividades com feedback automático e formativo” de Nuno Bastos e Vanda Santos e “Probabilidades e coisas que tais” de Ana Matos, Carla Henriques e Madalena Malva.
Já a 20 de novembro, os participantes vão poder saber “Onde está a Matemática na cerveja” com Adérito Araújo.
Nesse dia, vai haver uma formação sobre “Recursos digitais e interativos para o Mat no 2.º Ciclo” – conduzida por Ana Oliveira –, além de outras sessões como “Modelação de alguns problemas com grafos – resolução com o Excel” por Jorge Santos, “Matemática e literacia financeira: reembolso de empréstimos” por Paula Sarabando, Rogério Matias, Pedro Vasconcelos e Tiago Miguel e “Iniciação à programação em TI-Phyton utilizando a TI-Nspire CX” por Isabel Duarte.
O 19.º MatViseu é um curso de formação de 13 horas, creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.