Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde

Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde

Metas constam no pedido de renovação da licença ambiental da fábrica automóvel. Stellantis vai criar unidade de produção de energia

 Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde - Jornal do Centro
22.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde - Jornal do Centro
22.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde - Jornal do Centro

O grupo automóvel Stellantis está a preparar o aumento da capacidade produtiva da fábrica de Mangualde de 12 para 18 veículos por hora, anunciou a empresa que também tem a intenção de criar um quarto turno diário e de avançar com uma unidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo (UPAC).

As metas constam na documentação que a Stellantis preparou para o pedido de renovação da licença ambiental da fábrica que começou recentemente a produzir veículos elétricos. A notícia é avançada pelo jornal económico digital Eco e citada pelo Jornal de Negócios.

O objetivo da renovação do pedido ambiental passa por, refere a Stellantis nos documentos, “incorporar futuras alterações e projetos” na unidade industrial que emprega 832 trabalhadores.

“Todas as alterações relacionadas com a implementação de novos equipamentos ou procedimentos de trabalho terão lugar dentro das instalações já existentes, não se encontrando previsto qualquer aumento de área produtiva. Por outro lado, a instalação da UPAC envolverá a ocupação de um terreno novo, adjacente ao atual perímetro fabril, com a área total de 13.450 metros quadrados”, pode ler-se na avaliação de impacte ambiental.

Fonte oficial do grupo referiu ao Eco que os indicadores são exigidos para que se possa calcular o impacto máximo possível da unidade industrial no âmbito desta renovação. “A fábrica não irá, para já, passar a produzir 18 veículos por hora ou constituir uma quarta equipa, mas é para prever esse cenário”, acrescenta.

Caso o pedido seja aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o centro de produção da Stellantis em Mangualde fica preparado para vir a produzir mais seis carros por hora.

Uma hipótese que faz com que, num cenário de laboração contínua e mantendo os dois períodos de paragem anual, corresponderia a uma produção efetiva de 117.932 viaturas por ano. O pedido de renovação da licença ambiental está agora na fase de consulta pública até 25 de novembro.

Atualmente, a Stellantis Mangualde funciona com três turnos diários de segunda a sexta-feira, que são complementados com um ou dois turnos ao fim de semana. As interrupções de laboração estão programadas para duas semanas em agosto e uma semana e meia em dezembro.

No início deste mês de outubro, a fábrica começou a produzir veículos elétricos em série das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot nas versões de passageiros e de comerciais ligeiros. Nos primeiros nove meses deste ano, o centro de produção fabricou 63.400 viaturas.

A Stellantis Mangualde é considerada a segunda maior fábrica automóvel de Portugal, sendo apenas ultrapassada pela Autoeuropa, que produz veículos Volkswagen em Palmela. Para este ano, é esperado um novo recorde de produção em Mangualde, com um crescimento de 5 por cento para os 87 mil veículos.

Mais recentemente, a administração garantiu que a fábrica não ia encerrar depois de o CEO da Stellantis, Carlos Tavares (que vai abandonar o cargo em 2026), ter alertado para o fecho de fábricas na Europa devido à concorrência chinesa.

pub
 Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Stellantis prepara quarto turno e aumenta produção na fábrica de Mangualde - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar