´the gift
Hospital de Viseu (1 of 1)
bombeiros_queimadas_associacao_21_of_24
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Desporto » Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola

Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola

pub
 Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola - Jornal do Centro
01.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola - Jornal do Centro
01.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola - Jornal do Centro

A festa da Taça de Portugal serve este fim de semana mais um prato recheado de jogos de norte a sul do país. Cinco clubes do distrito de Viseu entram este domingo em campo para a segunda eliminatória da Taça de Portugal. Das cinco equipas presentes só uma jogou a primeira eliminatória. O Resende teve de eliminar o Leça, a jogar fora de casa, para chegar a esta fase da prova rainha. Das restantes quatro, duas (Académico e Tondela) entram apenas nesta eliminatória e duas (Castro Daire e Lamelas) ficaram isentas no sorteio da primeira eliminatória.

Olhando para o que aconteceu na época passada, o distrito teve na terceira eliminatória três equipas – duas delas eliminadas nessa fase (Académico e Castro Daire) e a outra foi finalista (o Tondela). Esta temporada, cinco clubes perseguem o objetivo de seguir em frente e de atingir a terceira ronda da prova rainha.

E é de manhã que se começa o dia. A sabedoria popular aplica-se no jogo que o Lamelas terá de fazer diante do Camacha. Os madeirenses, adversários de Castro Daire e Resende no Campeonato de Portugal, deslocam-se à freguesia do concelho de Castro Daire para jogar a segunda eliminatória da Taça de Portugal. O jogo começa às 11 horas da manhã e é um dos que abre o pano para mais um domingo com muitos jogos de futebol.

Não há qualquer jogo realizado entre Lamelas e Camacha e, nesta altura, há uma divisão a separar as duas equipas. O clube do concelho de Castro Daire joga os distritais da Associação de Futebol de Viseu, enquanto que o Camacha está no Campeonato de Portugal.

De resto, a única vitória alcançada pelos madeirenses este ano foi precisamente na Taça de Portugal, quando receberam o Amarante e venceram por 1-0, conseguindo, assim, apurar-se para a segunda eliminatória. Tirando este triunfo, a época faz-se, até agora, de um empate (contra o Castro Daire a um golo) e de uma derrota na série B do Campeonato de Portugal. Já o Lamelas entrou forte na Divisão de Honra: dois jogos, duas vitórias (contra Piães e Paivense).

Há três equipas do distrito a entrar em campo às três da tarde: Académico, Castro Daire e Resende. Para chegar à fase em que no ano passado foi eliminado, o Académico tem de ultrapassar o Fabril Barreiro. Os academistas jogam na margem sul do Tejo, tal como aconteceu em 1948, mas esperam resultado diferente.

É que nessa época, o Académico foi derrotado por quatro bolas a duas, após prolongamento. Na altura, o Fabril era a CUF, que viria a ser eliminada pelo Belenenses na eliminatória seguinte. Na época que agora começou, o Fabril soma uma vitória e uma derrota no Campeonato de Portugal. Quanto ao Académico só ganhou um jogo, empatou três e perdeu outros três.

À mesma hora, entra em campo o Castro Daire que também joga fora. Os castrenses viajam até à Sertã para defrontar o Sertanense. Ambas as equipas jogam o Campeonato de Portugal, mas com resultados distintos até à hora do jogo. O Sertanense ganhou os dois jogos que fez, o Castro Daire empatou as duas partidas que realizou. Não há histórico de confrontos entre os dois clubes.

O Castro Daire ficou isento no sorteio da primeira eliminatória da Taça e entra só agora em campo a contar para esta prova a eliminar. Já o Sertanense defrontou o Alcains, adversário do Mortágua no Campeonato de Portugal, e derrotou a equipa do distrito de Castelo Branco por 1-0, seguindo em frente na Taça.

Também o Resende começa a jogar o futuro na Taça às três da tarde deste domingo. A equipa treinada por Paulo Amor joga em casa contra o Felgueiras. O Resende protagonizou uma “remontada” na eliminatória anterior quando esteve a perder fora de casa, com o Leça e acabou por seguir em frente em tempo de prolongamento (1-2). Já no Campeonato de Portugal, os resultados têm sido diferentes e o Resende sofreu duas derrotas nas duas jornadas inaugurais da série B. Já o Felgueiras avança para esta eliminatória da Taça com três vitórias em cinco jogos.

A equipa do Felgueiras joga a Liga 3, um escalão acima em relação ao Resende e tem duas vitórias, um empate e uma derrota no campeonato.
O jogo mais recente é de má memória para o Felgueiras: a equipa sofreu uma pesada derrota na Póvoa, contra o Varzim. No histórico não há jogos realizados entre Resende e Felgueiras.

A fechar o dia (e a eliminatória) o jogo de cartaz: Académica – Tondela. Em campo estarão clubes com boas memórias na Taça. O Tondela é finalista em título. Os beirões conseguiram chegar à final do Jamor na época passada depois de ultrapassarem Camacha, Leixões, Estoril, Rio Ave e Mafra, defrontando, depois, o FCPorto no jogo decisivo.

O Tondela vai defrontar um histórico do futebol português e, mais concretamente, da Taça de Portugal. A Académica esteve já em cinco finais da Taça: venceu duas. A última vitória “dos estudantes” foi alcançada diante do Sporting na época 2011/2012, a primeira foi em 1938/1939, quando a equipa de Coimbra arrecadou a primeira edição de toda a história da Taça. Foram ainda finalistas diante de Benfica (duas vezes) e Sporting (uma vez), mas não conseguiram levantar o troféu.

Tondela e Académica só se defrontaram duas vezes, na última época em que a Académica esteve na Primeira Divisão. Nessa época, 2015/2016, houve uma vitória para cada lado. O Tondela ganhou no Estádio João Cardoso por 2-0, a Académica venceu em Coimbra por 2-1. Depois disso, o Tondela manteve-se na Primeira Liga até à época passada, já a Académica desceu na época transata até ao terceiro escalão do futebol português (Liga 3). Nesta fase, a equipa de Coimbra está no último lugar da série 4, já o Tondela está em quarto lugar da Segunda Liga.

Uma coisa é certa: cinco clubes do distrito entram em campo para a segunda eliminatória. Este domingo à noite se perceberá quantos seguem para a próxima ronda da Taça de Portugal.

pub
 Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar