No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Esta noite há jogo grande entre Académico de Viseu e Tondela a contar para a fase de grupos da Taça da Liga. O encontro coloca frente a frente dois dos três clubes que podem seguir para os quartos de final da prova.
O Torreense ainda está nas contas. A equipa de Torres Vedras tem seis pontos, o Académico soma cinco e o Tondela conquistou até agora três pontos. Sendo assim, ao Académico basta um empate para apurar-se. No caso de o resultado mostrar uma igualdade, fazendo golos, o Académico não passa no primeiro critério de desempate porque Torreense e viseenses terão a mesma diferença de golos, mas validaria imediatamente o segundo fator de desempate: maior número de golos marcados.
Caso não consiga marcar qualquer golo, os dois clubes teriam os mesmos pontos, a mesma diferença de golos e exatamente o mesmo número de golos marcados. No terceiro e último critério de desempate, o da diferença de idades, os academistas ultrapassam o Torreense por terem utilizado na Taça da Liga jogadores mais novos.
Sendo assim, o Torrense só passa à próxima fase se o Tondela ganhar esta noite no Fontelo por um golo. Mas há sempre um mas. Esta situação a favor da equipa de Torres Vedras só vigora até o Tondela fazer quatro golos.
Se, por exemplo, o Tondela ganhar 4-3 em Viseu, são os tondelenses a seguir para os ‘quartos’ por terem a mesma diferença de golos, os mesmos golos marcados e terem menor diferença de idades relativamente ao Torreense.
Caso os auriverdes percam haja empate, é o Académico quem avança. Se o Tondela vier ao Fontelo ganhar por dois golos de diferença, então será a equipa de Tozé Marreco a sorrir.
E tendo em conta o histórico entre os dois clubes, o Tondela tentará esta noite verdadeiramente desafiar a história. Só por uma vez o Académico perdeu com o Tondela a jogar em Viseu. Foi em 1941 na distrital de Viseu. Há ainda registo de cinco empates e treze vitórias para os academistas.
Os dois clubes já se defrontaram este ano para a Segunda Liga e deu empate. O Tondela esteve quase a ganhar, mas Ott deu um ponto ao Académico aos 90+3 minutos.
Em toda a temporada, o Académico leva 19 jogos feitos com 9 vitórias, sete empates e três derrotas. Com Jorge Costa a treinador, os viseenses estão há 13 jogos invictos tendo ganho ao Estoril na última jornada da Taça da Liga.
Quanto ao Tondela, em 20 jogos ganhou quatro, empatou 13 e tem três derrotas. O último triunfo da equipa de Tozé Marreco foi alcançado há dois meses na receção ao Santa Clara.