No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
É já esta quinta-feira que Académico de Viseu e Tondela jogam no Fontelo o futuro na Taça da Liga. Ambos os clubes têm hipóteses matemáticas de seguirem em frente, mas até pode dar-se o caso de nenhum dos dois o conseguir. Neste grupo com cinco clubes – Académico, Tondela, Torreense, Estoril e Famalicão, os dois primodivisionários (Estoril e Famalicão), estão já fora das contas.
O Torreense já fez os quatro jogos e somou seis pontos esperando agora pelo que fazem Académico e Tondela no derby. Ora, o Académico soma nesta fase cinco pontos, o Tondela tem três pontos. No caso dos viseenses um empate com golos dará passagem. Isto porque, o Académico passaria a somar seis pontos, os mesmos do que o Torreense, deixando o Tondela a dois pontos.
Nessa situação entram os critérios de desempate. E quais são? O primeiro é a diferença de golos.
Neste caso, seria exatamente a mesma para Académico e Torreense: um golo. Teria de recorrer-se ao segundo critério: o maior número de golos marcados e, num empate com golos no derby, o Académico faria sempre mais um golo do que a equipa de Torres Vedras.
E se Tondela e Académico empatarem sem golos? Nesse cenário, o Tondela ficará de fora do apuramento para os quartos de final. O Académico passa o grupo, mas só no terceiro critério: a idade dos jogadores.
Ou seja, teria os mesmos pontos e a mesma diferença de golos e igual número de golos marcados do que o Famalicão. O terceiro critério é, de acordo com o regulamento, a “média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante esta fase de grupos”. E o Académico sai em vantagem relativamente ao Torreense, tal como acontece com o Tondela em comparação com a equipa de Torres Vedras.
Como se percebe, o Tondela terá apenas hipóteses de seguir em frente caso venha a Viseu ganhar. Nessa situação, os auriverdes teriam seis pontos, os mesmos do que o Torreense e deixariam os viseenses a um ponto, afastados do apuramento.
Importa assinalar que o Tondela avança para a última jornada com o saldo a “zeros” no que aos golos dize respeito: tem um golo marcado e um golo sofrido. Académico e Torrense, por outro lado, têm apenas um golo positivo: marcaram cinco e sofreram quatro.
Para o Tondela salvaguardar a continuidade na prova, o ideal seria derrotar o Académico por mais de um golo de diferença. Nesse cenário acabaria com maior diferença de golos do que o Torreense e garantiria jogar em casa os quartos de final da Taça da Liga diante do Boavista.
Num qualquer outro cenário, numa vitória por um zero apenas, por exemplo, o Tondela perde no segundo critério: o maior número de golos marcados. Nessa situação, numa vitória por 0-1, 1-2 ou 2-3 passaria o Torreense. Só a partir do quarto golo numa vantagem mínima é que o Tondela selaria a passagem aos ‘quartos’.
Em Torres Vedras, em Tondela e em Viseu talvez seja melhor preparar a calculadora. As emoções serão fortes e tudo, mesmo tudo, vai decidir-se no Fontelo.