No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
É esta quarta-feira que Académico de Viseu e FCPorto jogam a passagem às meias finais da Taça de Portugal. O jogo tem início marcado para as 20:45h. As duas equipas já se defrontaram este ano para a Taça da Liga e o resultado sorriu aos dragões que garantiram, na vitória por 3-0, a passagem à final da prova.
Estão a passar agora três anos desde o último encontro entre Académico de Viseu e FCPorto na Taça de Portugal. Nessa altura, os clubes defrontaram-se nas meias-finais da prova. No Fontelo houve empate a um golo. Só na segunda parte surgiram os golos. Zé Luís fez o 1-0 para o FCPorto, aos 59 minutos. O empate surgiu aos 11 minutos. O golo do Académico foi marcado por João Mário.
Os dados para o jogo desta quarta-feira foram já lançados pelos dois treinadores. Do lado do Académico, Jorge Costa pediu arrojo aos jogadores academistas. O técnico analisava o desempenho no jogo desta época na Taça da Liga e aí, defendeu Jorge Costa, “tivemos respeito a mais pelo FC Porto”. “[Respeito] é bonito temos de o ter, mas temos de ser mais corajosos e atrevidos”, apelou.
No Olival, Sérgio Conceição foi claro. “No Fontelo não vão ver ópera, nota artística também não espero”, avançou o treinador do FCPorto. Se não há ópera, Conceição pede “agressividade, intensidade”. “Se não for assim”, garante o técnico, “teremos dificuldades em Viseu”.
No jogo desta noite, o Académico pode fazer duplamente história. Ganhando, o clube viseense avança pela segunda vez para as meias-finais. Se o fizer durante os 90 minutos, o Académico ganhará pela primeira vez ao FCPorto em todas as competições. No total, os dois clubes fizeram 14 jogos que terminaram com 12 vitórias para os dragões e registaram-se ainda dois empates. O primeiro empate aconteceu em 1988/89. Nesse jogo não houve golos. O empate mais recente foi o tal jogo de há três anos, no Fontelo.
Será o quarto jogo entre Académico e FCPorto no Fontelo para a Taça de Portugal. O primeiro jogou-se em 1976. Cubillas foi decisivo na vitória dos azuis e brancos ao marcar um golo. Além do peruano, António Oliveira também marcou. Os dragões ganharam 2-0.
Outro dado curioso: entre dragões e viriatos houve apenas um jogo decidido em prolongamento. O Académico de Zé de Angola empatou em 1993, a dois golos no final dos 90 minutos. O jogador cabo-verdiano apontou um golo a Vítor Baía em pleno Estádio das Antas e o Académico esteve a 12 minutos de surpreender o país futebolístico, mas o FCPorto chegou ao empate e o jogo seguiu para ‘horas extra’. Aí, o clube azul e branco foi mais forte e venceu por 5-2.