No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Sábado é dia de Taça no distrito. Académico de Viseu e Tondela resistiram à segunda eliminatória e estão nos 32 anos de final da prova rainha. O Tondela tenta repetir o feito da época passada quando atingiu uma inédita final do Jamor, o Académico avança em busca de pelo menos repetir a história meia-final de há três épocas.
A verdade é que o Tondela joga contra uma equipa da Primeira Liga, escalão que abandonou há poucos meses. O sorteio da segunda eliminatória começou por retirar as bolas com os clubes primodivisionários e ao Tondela saiu o Santa Clara, tendo o fator casa, apesar de tudo, a favor. Se olharmos para os confrontos recentes, a história sorri ao Tondela.
Nas últimas duas vindas dos açorianos à Beira Alta, o Santa Clara perdeu sempre. E em ambos os casos, os jogos disseram respeito à Primeira Liga. Na época 2021/2022 o Tondela venceu por 3-0, uma temporada antes os tondelenses tinham também vencido por 2-0.
Com a ressalva de que nunca os dois emblemas se defrontaram para a Taça, em oito jogos realizados no Estádio João Cardoso, só por duas vezes o Santa Clara ganhou. A última vitória da equipa das ilhas de bruma em Tondela foi 2018/2019. A melhor participação do Santa Clara na Taça foi na época 2020/2021 quando os açorianos chegaram aos quartos de final, sendo derrotados pelo Braga. O jogo deste sábado arranca em Tondela às oito da noite.
Se o Tondela vê a história recente a dar alguma confiança, o Académico tem de olhar para os confrontos diretos recentes como um alerta. Apesar de haver, neste momento, três divisões a separar o clube viseense (2ª Liga) e o Oriental (distritais de Lisboa), a verdade é que a última visita do Oriental ao Estádio do Fontelo resultou em vitória dos lisboetas.
Foi a 30 de agosto de 2015 quando o Académico foi derrotado por duas bolas a zero em jogo a contar para a Segunda Liga de 2015/2016. O Oriental desceu nesse ano e está agora a jogar a 1ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa. Por agora, a equipa está em 10º lugar e soma 5 pontos: ganhou um jogo, empatou dois e ainda não perdeu.
Académico e Oriental defrontaram-se 7 vezes e o empate domina o histórico. Em sete encontros, quatro empates, duas vitórias para o Oriental e apenas uma para os academistas. O duelo entre viseenses e lisboetas terá início pelas três da tarde, no Fontelo.