5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Tarouca » Tarouca comemora centenário do nascimento do músico Adácio Pestana

Tarouca comemora centenário do nascimento do músico Adácio Pestana

Adácio Pestana foi homenageado no dia em que faria 100 anos. Músico fez carreira como trompista

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
23.06.25
fotografia: Câmara de Tarouca
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
23.06.25
Fotografia: Câmara de Tarouca
pub
 Tarouca comemora centenário do nascimento do músico Adácio Pestana

O concelho de Tarouca assinalou no último sábado (21 de junho) os 100 anos do nascimento do músico Adácio Pestana, natural do concelho, com uma homenagem que várias atuações musicais e uma exposição que evocaram a obra do compositor e trompista.

As comemorações começaram em Gouviães, terra natal de Adácio Pestana, com uma arruada da Banda Musical local pelas ruas da povoação.

Após a arruada, foi descerrada uma placa comemorativa do centenário na sede da Banda naquele que foi um gesto simbólico que “perpetua a memória de quem ajudou a escrever a história daquela banda e da música local”, recorda em comunicado a Câmara de Tarouca, que promoveu as comemorações.

Depois da colocação de uma coroa de flores junto ao túmulo de Adácio Pestana e de um momento de silêncio em sua homenagem, as comemorações passaram a decorrer no Auditório Municipal Adácio Pestana, onde a cerimónia começou com a interpretação do Hino da Banda Musical de Gouviães, da autoria do homenageado.

O evento também ficou marcado pelo descerramento de mais uma placa evocativa, pela interpretação de peças musicais de Adácio Pestana, pelo testemunho da filha Elsa, pelo concerto do Quinteto do Vale e pela inauguração de uma exposição que expõe partituras, fotografias e documentos sobre o músico de Tarouca.

O vice-presidente da Câmara de Tarouca, José Damião Melo, fala de “um momento de justiça e gratidão para com uma figura que deixou marca indelével na cultura”.

“Adácio Pestana foi um nome maior da música tarouquense e portuguesa. Honramos o seu legado, mas mais importante ainda, mostramos que Tarouca não esquece os que ajudam a construir a sua história”, afirmou o autarca.

Adácio Pestana nasceu em 1925 em Gouviães (Tarouca), numa família de músicos. Iniciou os seus estudos musicais com o avô Manuel Ferreira, fundador da Banda Musical de Gouviães. Em 1942, foi admitido nos “Pupilos da Guarda” da GNR e, mais tarde, integrou a Banda da força de segurança e a Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional.

Também foi professor do Conservatório Nacional de Lisboa, da Academia de Música Eborense e do Conservatório de Música de Setúbal, além de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Morreu a 21 de abril de 2004, juntamente com a sua esposa, vítima de um trágico acidente de viação.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar