Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Teatro Viriato, em Viseu, recebe esta quarta-feira, às 21h00, a peça “Chovem Amores na Rua do Matador”, baseada num texto dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa.
O espetáculo, promovido pela Câmara Municipal e pelo Grupo Visabeira, tem estado em digressão nas últimas semanas por todo o país e é uma coprodução da Fundação Fernando Leite Couto e da Universidade Eduardo Mondlane.
A peça resulta da adaptação de Mia Couto do conto assinado juntamente com José Eduardo Agualusa, com um elenco composto por estudantes e professores da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane.
O enredo retrata a estória de Baltazar Fortuna, que depois de longos anos de uma vida penosa e amargurada, volta à vila de Xigovia, com a intenção de matar as três mulheres com quem se relacionou no passado, acreditando que elas são a fonte de todos os azares que lhe perseguem, mas as mulheres não querem morrer.
O conflito entre Baltazar Fortuna e as suas mulheres, Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha, “leva à morte de um desequilíbrio social, onde o lugar que cabe às mulheres e aos homens é vigorosamente questionado e resolvido em cada opção, em cada atitude, em cada gesto do presente”, acrescentam os promotores do espetáculo que já foi estreado em Maputo, a capital de Moçambique.
A peça reflete sobre o conflito “entre um Moçambique periurbano, que hesita entre um lastro de tradições e práticas ancestrais cristalizadas nas mentalidades masculinas dominantes; e um país novo, de demografia galopante, prenhe de jovens que, a cada dia, se revêm menos nas estruturas culturais herdadas e nas práticas sociais que elas impõem”.
“Chovem Amores na Rua do Matador” tem estado em digressão nas últimas semanas em várias cidades portuguesas.