No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Teatro do Montemuro, em Castro Daire, abriu as inscrições para a primeira edição da sua nova Escola de Atores. Até à próxima segunda-feira (31 de maio), quem quiser pode inscrever-se nesta iniciativa desde que resida no concelho.
A escola acontecerá nos meses de junho, julho, outubro e novembro. As aulas decorrerão uma vez por semana.
Em declarações ao Jornal do Centro, o diretor da companhia, Eduardo Correia, diz que esta iniciativa era uma vontade manifestada já há “algum tempo” com vista a juntar ainda mais a comunidade ao grupo de teatro.
“Nós temos muito trabalho com a comunidade e tivemos muitas experiências de formação. Então, surgiu-nos esta ideia que vem no seguimento de uma história já longa de trabalhos e da necessidade que sentimos desta partilha com as populações, mesmo naquelas experiências com o trabalho com a comunidade, porque não temos tido espaço para trabalhar noutras áreas”, explica.
Quem se quiser inscrever tem de morar no concelho de Castro Daire, mas há ainda outros requisitos. Para Eduardo Correia, quem se inscrever “deve ter mais de 15 anos e ter muito entusiasmo e vontade de participar”. O diretor do Teatro do Montemuro acrescenta ainda que o objetivo passa por proporcionar boas experiências aos alunos e não tanto formar futuros atores.
“Apesar de o nome ser tão pomposo, nós não temos a intenção de criar aqui atores. Mas queremos que as pessoas venham, partilhem e se divirtam e terem esta experiência. Depois, cada um fará o que bem entender com a aprendizagem que obteve desta formação”, diz.
Esta formação de atores vai ter conteúdos variados. Eduardo Correia explica que o Teatro do Montemuro vai aproveitar estas experiências “dado que é uma estrutura que está sempre a convidar pessoas de fora da música, cenografia, escrita e interpretação”.
“Vamos ter experiências musicais e experiências de ritmos, de máscara e de commedia dell’arte. Vamos tentar ser mais heterogéneos o possível em partilhar e transmitir os nossos conhecimentos e tentando no máximo possível sermos mais rigorosos na formação através da experiência que vamos tendo. Vamos tentar aprofundar as diferentes áreas”, conclui.
A primeira escola de atores do Teatro do Montemuro terá apenas 10 alunos. Quanto ao futuro, este projeto pode voltar para novas formações.