No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, começa fevereiro com uma caminhada de elefantes e termina o mês de março com a apresentação do filme Snu, uma película focada no romance entre Francisco Sá-Carneiro e Snu Abecassis.
No próximo domingo, dia 4, é apresentada a peça “A Caminhada dos Elefantes”, um espetáculo de teatro que conta a história de um homem e de uma manada de elefantes. A peça aborda a existência, a vida e a morte, assim como o processo de luto. “A Caminhada dos Elefantes” foi criada a partir de um trabalho de pesquisa junto de cerca de 200 crianças, com idades entre os seis e os dez anos. No fim de semana seguinte o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) apresenta o espetáculo “Para Lá da Terra”, que combina teatro com música e dança. O objetivo é explorar o tema da morte na cultura popular portuguesa.
No dia 28 de fevereiro, é apresentado o filme “Nayola”, que narra a vida, os sonhos e os segredos de três mulheres, Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta), cruzando-se em duas narrativas temporais. No primeiro arco temporal, Nayola parte à procura do marido, desaparecido em combate durante a guerra civil angolana. No presente, 14 anos depois, Yara é uma jovem rapper e ativista dos direitos humanos perseguida pela polícia nas ruas de Luanda, causando grande inquietação à sua avó, Lelena.
(Ler mais na edição impressa desta sexta-feira do Jornal do Centro)