WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Cultura » Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio

Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio

pub
 Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio - Jornal do Centro
04.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio - Jornal do Centro
04.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio - Jornal do Centro

O Teatro Viriato, em Viseu, vai apresentar neste mês de maio uma estreia europeia e outra nacional, além de espetáculos de música e teatro e seminários de cinema.

Nas próximas sexta-feira e sábado (dias 10 e 11), a Amarelo Silvestre e o Dançando com a Diferença vão fazer a estreia do espetáculo “Corpo Título”. Com direção artística de Rafaela Santos, o espetáculo reflete sobre o corpo, o seu direito e a apropriação e materialização dele.

Também no dia 11, Ana Bento e Bruno Pinto trazem novamente a oficina de música “Tatabitato” para os mais novos e famílias. Os artistas relacionam a música com a programação do Teatro Viriato e convidam os participantes a estabelecer pontes de comunicação, expressão e interação, de forma a estimular o desenvolvimento pessoal.

Também no campo da programação para famílias, Cláudia Gaiolas regressa a Viseu nos dias 17 e 18 para mais um espetáculo do ciclo Antiprincesas, dando a conhecer Antónia Rodrigues. Além da sessão para famílias, o espetáculo será ainda apresentado para escolas do primeiro ciclo.

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, o Teatro Viriato acolhe a estreia europeia de “Bu!”, uma performance da artista brasileira Vanessa Martins, que materializa, de forma irónica e numa boneca com inteligência artificial, os desejos do patriarcado e do mundo capitalista. O espetáculo também quer estabelecer um diálogo direto e aberto sobre abuso sexual, hipersexualização, prazer e objetificação do corpo feminino.

Também a 25 de maio, o Teatro Viriato promove mais uma sessão da oficina Casa Aberta/Open House, com a companhia Oliveira & Bachtler, destinando-se a quem quer aprender ou aprofundar o seu conhecimento sobre as artes performativas.

Quase no final do mês a companhia Mala Voadora apresenta a peça “Old Cock”, nos dias 28 e 29 de maio. Escrita pelo escritor americano Robert Schenkkan (vencedor de um prémio Pulitzer e de dois prémios Tony), este é um espetáculo centrado na figura do Galo de Barcelos, o souvenir mais popular de Portugal e que ganha vida nesta peça.

Altivo, o galo conta que salvou da forca um peregrino erradamente acusado de um crime, mas não está satisfeito, exige explicações e quem surge para o esclarecer é António de Oliveira Salazar (em deepfake). O galo fica a saber que faz parte da ficção nacionalista manipuladora que Salazar inventou, recupera a vocação de justiceiro e vai querer vingar-se de Salazar.

O mês termina com o seminário “Cinema de Vanguarda / Nos anos 1930 a 1970 norte-americanos”, que acontece nos dias 31 de maio e 1 de junho, com o historiador de cinema Richard Peña. O evento é organizado pelo Teatro Viriato em parceria com o Cine Clube de Viseu. Richard Peña foi diretor de programação do Film Society of Lincoln Center e do Festival de Cinema de Nova Iorque entre 1988 e 2012.

pub
 Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Teatro Viriato em Viseu com duas estreias na programação de maio - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar