No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os termómetros continuam elevados na região de Viseu, neste início de agosto. Mas, para os próximos dias, os meteorologistas preveem um aliviar da situação extrema vivida no passado fim de semana com temperaturas mais frescas, mas com o calor a não arredar pé.
Viseu estará em estado de alerta especial vermelho devido ao risco de incêndio florestal nesta terça-feira (dia 2). O alerta também vai entrar em vigor nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda, com reforço da fiscalização da GNR e das Forças Armadas. Hoje, quase todos os concelhos do distrito de Viseu apresentam risco máximo de incêndio, exceto Resende e Lamego, que estão sob risco muito elevado.
A região também está, pelo menos até às 18h00 de amanhã, sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido precisamente às elevadas temperaturas.
Para esta segunda-feira, segundo as previsões do IPMA, a temperatura máxima em Viseu vai atingir os 38 graus. A mínima será de 22º, com sol durante todo o dia.
A partir de terça-feira, o mercúrio já começa a baixar. Em Viseu, o IPMA espera uma máxima de 35º para amanhã. A temperatura mínima também desce para os 20º.
Já para quarta-feira (dia 3), Viseu terá 33º de máxima e 17º de mínima. Termómetros também previstos para quinta (dia 4). Na sexta-feira (dia 5), apenas a temperatura mínima sobe ligeiramente para os 18º.
No fim de semana, as máximas continuam a descer na região. Em Viseu, a temperatura vai ser de 31º no sábado (dia 6) e 30º no domingo (dia 7), isto de acordo com as últimas previsões do IPMA.
O mês de julho já terminou, mas, segundo lembram os dados do IPMA, o distrito de Viseu teve em junho uma temperatura máxima absoluta de 35,1º registada no dia 15. Nesse dia, as previsões apontavam para 37º em Mortágua e Tabuaço. Em média, os termómetros na região rondaram entre os 12,4º de mínima e os 24º de máxima.