No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
The Gift, Maninho, Cuca Roseta, João Pedro Pais e Zé Amaro são os cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, anunciou a autarquia que está já a preparar a cidade para acolher uma das maiores romarias de Portugal.
Do programa musical farão também parte as bandas filarmónicas do concelho de Lamego com artistas nacionais: “Quinta do Bill e a Sociedade Filarmónica de Lalim”, “FF e a Banda Marcial de Cambres” e “Toy e a Banda Filarmónica de Magueija”.
A aposta forte na animação musical passa ainda pelo espetáculo Para Sempre Marco e pela Festa da Rádio Douro Nacional. Todos os concertos são gratuitos.
Já a partir desta quinta-feira, a maior festa do concelho de Lamego e do Douro volta a oferecer muita música direcionada para todas as faixas etárias e para todos os gostos: Marcos Alvim e os Esquilos, os grupos USKADKASA, ARKÁDIA, Sangre Ibérico e o FOLK Romaria – Festival Nacional de Folclore, os espetáculos de Filipe Sequeira e Paulo Paradela, o arraial popular com o grupo MK MUSIC e o Concerto Mater Dei pela Banda Filarmónica de Magueija.
Conhecido pela sua atmosfera vibrante, o evento Ai Remédios também regressa, por alguns dias, ao Centro Multiusos.
Além das atuações, as Festas dos Remédios também vão fazer jus ao seu carácter tradicional com a Grandiosa Procissão de Triunfo, o momento mais alto da celebração, a realizar-se a 8 de setembro. Nesta romaria que começa na Igreja das Chagas e termina na de Santa Cruz, os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição, e as ruas ficam ornamentadas.
A Procissão de Triunfo é antecedida pela Batalha das Flores e pela Grande Noite da Romaria de Portugal no dia 7 de setembro e pela procissão da imagem de Nossa Senhora dos Remédios do seu Santuário para a Igreja das Chagas e pela Grandiosa Marcha Luminosa no dia 6.
As Festas dos Remédios encerram às zero horas de 9 de setembro com fogo de artifício.