No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Aquele que é conhecido por “ranking dos relvados” já é divulgado há alguns meses no futebol português e tem colocado o Portimão Estádio, casa do Portimonense, como o detentor do melhor relvado. A lista mais recente volta a pôr recinto algarvio como o campeão dos relvados. Isto ao fim de 21 jornadas. De zero a cinco, o Portimão Estádio tem uma média de 4,91. Em sentido oposto está o Estádio do Marítimo, no Funchal, com a média mais baixa: 3,14 estrelas.
Como é que se chega a estes números?
Ao longo das épocas desportivas, todos os tapetes verdes das competições profissionais vão sendo avaliados jogo a jogo pelo Match Center da Liga Portugal, delegados e equipa de arbitragem. Estes avaliadores têm em conta três critérios de avaliação: a estrutura (desde o sistema de rega até à taxa de infiltração e planimetria), performance (regularidade, compactação e resistência à tração) e manutenção (densidade, grau de infestação, altura de corte, plano de manutenção e aspeto visual). Destes parâmetros surge uma nota. Faz-se média e dá a nota final.
Tondela surge em 11º no ranking
Explicado que está o processo de avaliação, dizer que o relvado do Estádio João Cardoso não merece uma das melhores classificações, mas também não é dos piores relvados. O tapete verde que o Tondela usa para os jogos em casa recolhe uma média de 3.74 (de 0 a 5). Já ali se realizaram (até agora) 11 jogos e a nota acumulada vai em 41,17. Daí sai a média de 3,74.
Estádio do Marítimo e Leiria completam “pódio de baixo”
Quanto aos restantes lugares no ranking, nenhum dos chamados “três grandes” ocupa qualquer lugar no pódio. O melhor, como já vimos, é o de Portimão. Seguem-se os relvados do Braga e do Gil Vicente. Só em quarto lugar surge o primeiro ‘grande’: o Benfica. Logo a seguir, o Estádio do FCPorto e ainda o recinto desportivo do Paços de Ferreira. O Estádio de Alvalade é sétimo do ranking. Nos últimos lugares, para além do Estádio da Madeira, estão também o recinto do Marítimo e o Estádio Municipal de Leiria, palco emprestado à Belenenses SAD no início do campeonato.