No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Está fechado o projeto da nova estrada que vai ligar a Zona Industrial do Lajedo, em Santiago de Besteiros, à cidade de Tondela e ao IP3. A obra vai custar sete milhões de euros.
A nova via foi anunciada durante a cerimónia de comemoração do 34º aniversário da elevação de Tondela a cidade, que decorreu ao final da tarde deste sábado (18 de dezembro), no Mercado Velho.
Depois de um ano de estudos, o traçado está já definido e vem melhorar os acessos a uma zona de “importantes unidades industriais”, como explicou o presidente da câmara de Tondela, José António Jesus.
“Trata-se de uma via estruturante, uma via que servirá a Zona Industrial do Lajedo, onde trabalham mais de duas mil pessoas e onde estão importantes unidades industriais. É preciso, por essa razão, e face à dimensão que o concelho tem na atração de investimento, criar uma via que ligue esta zona industrial ao IP3”, referiu.
O autarca esclareceu que com esta nova via, o percurso que ligava o IP3 à zona industrial passa a estar reduzido a cerca de cinco minutos de viagem, ao contrário dos 12 a 15 minutos que atualmente se têm de percorrer.
O projeto prevê a criação de uma via de raiz, sendo que só cerca de meio quilómetro de via já existente se vai manter, mas que vai ser transformada.
“É uma via de raiz, tem cerca de quatro quilómetros novos, depois há um torço de 600 metros que é transformado em via dupla e separador. Terá uma ponte nova sob o rio Criz”, destacou o autarca.
José António Jesus acredita que a obra seja financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e avança que no final do primeiro trimestre do próximo ano “esta via já estará em condições de poder ser lançada a concurso público”.
“Temos vindo a trabalhar e estamos em condições de agora. que está estabilizado o projeto base, iniciar a aquisição dos terrenos. Creio que no arranque de 2022, até ao final do primeiro trimestre, esta via está em condições de poder estar posicionado para ser lançada em concurso público”, finalizou.
(Foto: CM Tondela)