No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara Municipal de Tondela cancelou o evento que marcava o encerramento do ano letivo para as crianças do 4º ano e retirou o público do Festival Urbano, que passa a ser transmitido nas plataformas digitais.
Miguel Torres, vereador da Cultura, afirma que esta decisão surge depois de o serviço local de Saúde Pública ter desaconselho a realização de eventos ou festas que promovam a aglomeração de pessoas, numa altura em que são conhecidos mais oito casos de infetados por Covid-19 no concelho.
“A autoridade local de Saúde fez um parecer aos eventos que o município se propunha organizar, onde diz que as regras da Direção-Geral da Saúde são cumpridas e os planos de contingência estão bem feitos mas que desaconselha que se façam. Perante uma posição destas, o município fez o uso do seu sentido de responsabilidade e de precaução, não porque a situação esteja no limite mas exatamente para o evitar”, explicou.
Assim, não se realiza no próximo dia 1 de julho a atividade prevista de encerramento do ano letivo para as crianças do 4º ano, que iria decorrer no Parque Desportivo do Clube Atlético de Molelos, onde estariam cerca de 400 a 500 pessoas. Já o Festival Urbano, agendado para 30 e 31 de julho, no auditório de ar-livre do Novo Ciclo ACERT, passa a decorre sem público, sendo transmitido nas plataformas digitais.
Questionado sobre eventos que não sejam organizados pela autarquia, como é o caso do Tom de Festa ou da Rampa do Caramulo, o vereador explicou que “o município tem partilhado com os diferentes parceiros, que tem eventos previstos, as várias preocupações, mas a quem cabe a decisão da sua realização é às entidades organizadoras”.
Oito novos casos nas últimas 24 horas
Segundo Miguel Torres, os oito novos casos de infetados pelo novo Coronavírus “estão restritos a núcleos familiares, não tendo grande expressão”.
“As pessoas cujo resultado chegou hoje já estavam em isolamento, já havia suspeita e só foi confirmada essa suspeita. A autoridade de saúde está a acompanhar estes casos, está a fazer os inquéritos epidemiológicos e nós estamos a tomar atitudes preventivas, evitando e desaconselhando os ajuntamentos e promovendo uma ação de sensibilização junto da nossa comunidade para que estejamos todos alerta”, frisou.
Depois de o presidente da Câmara, José António Jesus, e o vice-presidente, Pedro Adão, terem testado positivo à Covid-19, 150 trabalhadores do município foram testados, todos com resultado negativo.
Miguel Torres, vereador da autarquia, assegura que os serviços da Câmara não estão comprometidos e que tudo estará a funcionar dentro da normalidade possível, sublinhando que “o centro de vacinação está a trabalhar a um ritmo elevado”.
“Fizemos uma testagem aos funcionários, vamos fazer uma desinfeção às instalações da Câmara, estamos a salvaguardar que tudo mantenha a normalidade possível e para que os serviços funcionam em segurança, quer para o trabalhador quer para o cidadão que recorra eles”.