No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Tondela anunciou que foram esterilizados e castrados 139 cães e gatos com dono em 2021.
Num balanço efetuado e agora publicado, a autarquia refere que, do total, foram sujeitos a operação nesta campanha um total de 67 canídeos e 72 felídeos. Noventa e oito dos animais eram fêmeas e 41 machos.
Segundo o município, a ação de esterilização tem pretendido “zelar não só pelo bem-estar animal, mas também da população do concelho, diminuindo a possibilidade de ataques a rebanhos” e também aos populares.
A campanha também tem tido como objetivo “prevenir alguns riscos para a saúde pública como infestações de pulgas” e ainda “reduzir o número de ninhadas nos animais errantes”.
Além da campanha de esterilização, os serviços veterinários da Câmara de Tondela fizeram ainda cirurgias a animais errantes adotados no canil municipal e a gatos de colónias, num total de 168 animais, dos quais 103 fêmeas e 65 machos.
No total, foram realizadas 307 cirurgias, dos quais feitos a 199 gatos e 108 cães em 2021.
Em comunicado, a Câmara garante que continua atenta e sensibilizada para o aumento dos animais errantes “através do trabalho desenvolvido pelos serviços higiossanitários da autarquia, adotando uma estratégia de promoção da esterilização e do controlo da reprodução”.