Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sessões de observação guiadas ao céu noturno com telescópico é a proposta de duas ações que decorrem durante o mês de agosto no Caramulinho, o ponto mais alto da Serra do Caramulo, no concelho de Tondela. A iniciativa integra o programa “Ciência Viva no Verão”.
As duas ações, que acontecem nos dias 9 e 22 de agosto, são gratuitas, não sendo necessário efetuar qualquer inscrição para participar. A idade mínima para poder marcar presença é de seis anos.
As observações dos astros iniciam-se sempre pelas 22h00 e têm a duração de quatro horas e são promovidas pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e a FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro.
No distrito de Viseu, o programa “Ciência Viva no Verão” promove quatro atividades: a sessão de observação guiada ao céu noturno com telescópio, em Tondela e três ações “Há vida no Rio”, todas a decorrer em São Pedro do Sul.
A primeira iniciativa é dia 18 de agosto e convida os participantes a descobrir a Ribeira da Rompecilha, um afluente do rio Sul, na localidade da Rompecilha. No dia 19 a visita será à Ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul e no, dia 26, a ação é no Rio Trouce, um afluente do rio Sul, na Quinta da Comenda.
Estas visitas têm como objetivo “conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna”.